A aflição de ver um Koenigsegg de R$ 8 milhões numa sessão de crash-test
Custo elevado dos esportivos da marca levaram a empresa a usar uma tática pouca ortodoxa para homologar seus produtos
![Koenigsegg Regera Koenigsegg Regera](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56d756d382bee10ed5053212koenigsseg-regera.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mais raro do que ver um Polo E-Flex circulando por aí, só vídeos de crash-test de supercarros. Não que as marcas não façam isso: elas só não gostam de divulgar seus truques, algo que a Koenigsegg fez.
A marca sueca revelou ao site Apex.one como faz a homologação de seus modelos. O processo, naturalmente, envolve uma série de testes de impacto e desgaste, algo especialmente crítico em um carro de quase R$ 8 milhões (na Europa).
![Koenigsegg Regera Rampa](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-rampa-e1556922021441.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por isso a Koenigsegg faz algo pouco ortodoxo, mas possível por conta da concepção de seus carros: ela usa uma só unidade para todos os testes.
![Koenigsegg Regera Crash Test](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-crash-test.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A empresa usa o conceito de monocoque, que reúne os periféricos e trem de força ao redor do habitáculo. Isso possibilita ir trocando as peças danificadas (como suspensão, para-choque ou portas) e fazer novos testes com o mesmo modelo.
“Não tem geladeira em casa?”
![Koenigsegg Regera Portas](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-portas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Alguns dos testes envolvem colisões com o meio-fio ou marteladas no veículo para verificar se não há acionamento indevido do airbag.
![Koenigsegg Regera Martelo](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-martelo.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outros métodos são inspirados em alguns parentes descuidados, batendo as complexas portas dihedral do Koenigsegg Regera como se elas não precisassem ser abertas mais.
![Koenigsegg Regera Airbag na cara](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-airbag-na-cara-e1556922332134.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Uma marca generalista não vê problemas para bater 16 carros. Isso equivale à nossa produção anual”, afirmou ao Apex David Tugas, gerente de homologação da Koenigsegg.
![Koenigsegg Regera Guia](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/koenigsegg-regera-guia.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se necessário, a empresa pode bater inclusive apenas uma parte do carro, como a dianteira, presa à uma estrutura metálica sobre pneus com o mesmo peso do veículo.
Veja mais detalhes da carnificina sueca no vídeo abaixo. É interessante? Muito. Mas que dá dó e até uma certa aflição, isso não pode negar. Assista: