Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

A decadência das cores no mercado

Com a crise, o mercado foge dos carros coloridos e volta à era do preto e prata

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 9 nov 2016, 15h04 - Publicado em 20 set 2016, 15h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercado - pintura

    Além do impacto nas vendas de automóveis, a crise econômica do Brasil tem causado ainda outro efeito: as ruas estão voltando a ser monocromáticas.

    O período de instabilidade como o que o país enfrenta faz com que os consumidores prefiram apostar nos óbvios preto, prata e agora branco, que são os tons mais valorizados na revenda, abandonando cores mais chamativas.

    Um dos principais sinais dos tempos difíceis está nas paletas das fabricantes. Em 2015, por exemplo, Fiat, Toyota e Volks começaram a excluir o amarelo da sua linha.

    Continua após a publicidade

    Não é por menos, já que a tonalidade é uma das que mais desvalorizam um automóvel no mercado de usados. Um VW Up! amarelo, por exemplo, chega a custar até R$ 3.000 a menos do que um preto, com as mesmas características de versão, equipamentos, ano e quilometragem.

    No caso da Chevrolet, o Onix, que antes oferecia um vermelho vibrante, laranja e azul, agora só dispõe de um tom escuro de vermelho – com exceção da recém-lançada versão Activ, oferecida na tonalidade “Laranja Burning”.

    Além da ausência nos show-rooms, os modelos vermelhos também estão em falta nos pátios das concessionárias. “Em grande parte dos casos em que o cliente opta pela cor vermelha, quando disponível, temos que procurar o veículo no estoque de outras cidades”, relatou uma consultora de vendas Peugeot em São Paulo.

    Segundo um estudo da PPG, que produz tintas automotivas, branco, preto, prata e cinza são os preferidos do consumidor sul-americano, com 87% da frota. O vermelho fica com 9%, enquanto o azul, grande tendência deste ano (foi a cor de destaque nos lançamentos de Fiat Mobi e da família Gol renovada), tem só 2,5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.