Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Airbag lateral, ESP e farol full led chegam aos carros de entrada

Inovações antes vistas apenas nos carros mais caros, chegam nos compactos

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 27 nov 2017, 20h36 - Publicado em 27 nov 2017, 19h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Ka
    O programa trouxe avanços na segurança dos carros. No caso do Ford Ka, estreou o ESP como estabilizador (Divulgação/Ford)

    programa de incentivo à inovação na indústria promovido pelo governo, o Inovar-Auto (2012-2017), está chegando ao fim. Mas ele deixou um legado importante no mercado: o aumento da oferta de equipamentos a bordo dos carros, desde os modelos mais básicos. 

    Não estamos falando de ar-condicionado ou sensores de estacionamento, estes populares até mesmo em carros mais baratos. Agora é a vez de itens até então ausentes em modelos de grandes volumes, como os quatro airbags do Renault Kwid, que parte de R$ 29.990.

    Além dos frontais obrigatórios, ele é o primeiro do segmento de entrada a oferecer bolsas laterais de série. 

    kwid_airbags
    Outro item de segurança que migraram dos carros mais sofisticados foram os airbags. No Renault Kwid por exemplo, é o primeiro dos carros de entrada a oferecer também as bolsas laterais (Divulgação/Renault)
    Continua após a publicidade

    Ainda falando de segurança, o Ford Ka estreou o ESP e o Uno, por R$ 48.443, é o mais barato do país com o item (opcional de R$ 4.453). 

    Já o Kicks nacional foi o primeiro abaixo de R$ 100.000 a oferecer alerta de colisão com frenagem automática de emergência, presente num pacote de R$ 2.400 da versão top, de R$ 95.990. A câmera 360°, de série na mesma versão, também é exclusividade no segmento.

    O novo Polo traz a R$ 73.690 o quadro de instrumentos totalmente digital, antes visto apenas em carros acima de R$ 150.000. O Fit, por R$ 80.900, ganhou faróis full led. Antes dele, o mais barato com essa tecnologia era o Toyota Corolla XEi, de R$ 103.990. 

    Continua após a publicidade

    Às vezes as melhorias estão em componentes que o consumidor nem vê. É o caso do VW Up!. Sua inovação é mecânica: ele lançou o conceito downsizing (3 cilindros, turbo, injeção direta) entre os compactos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.