Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Alfa Romeo e Chrysler podem acabar em 10 anos se não derem resultados

Grupo automotivo se preocupa com a participação das fabricantes no mercado e dá “janela de tempo de 10 anos” para a apresentação de resultados melhores

Por Pedro Henrique Oliveira
14 Maio 2021, 17h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Alfa Romeo Stelvio vermelho visto de frente
    O Stelvio é um dos SUVs mais bonitos da atualidade e um dos modelos da Alfa Romeo no mercado (Divulgação/Alfa Romeo)

    As marcas Alfa Romeo e Chrysler, assim como Lancia e Dodge, não alcançaram as metas traçadas quando ainda faziam parte da FCA. Por conta de estratégias equivocadas ou poucos modelos no mercado, o grupo acredita que as empresas ficaram para trás em relação ao desempenho nas vendas.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    Com a criação da Stellantis a partir da fusão entre a FCA e a PSA Peugeot Citroën, a situação das marcas passou a preocupar o CEO Carlos Tavares, que em entrevista à Autocar, deu um ultimato a essas marcas que estão mal das pernas.

    “Estamos dando uma chance a cada um, com uma janela de tempo de 10 anos, financiando uma estratégia de modelo central. Os CEOs precisam ser claros na promessa, nos clientes, nos alvos e nas comunicações de cada marca”, disse Tavares.

    Continua após a publicidade
    Carlos Tavares (esquerda), CEO da Stellantis, e John Elkann (Direita), Chairmann da nova empresa
    Carlos Tavares (esquerda), CEO da Stellantis, e John Elkann (direita), chairman do grupo automotivo (Stellantis/Divulgação)

    O CEO já havia respondido perguntas relacionadas ao tema de forma mais amena, mas agora adota um discurso mais enfático sobre os objetivos de sobrevivência das fabricantes. “Se tiverem sucesso, ótimo. Cada marca tem a chance de fazer algo diferente para atrair os consumidores”, explica. 

    Se Alfa Romeo e Chrysler não melhorarem seus números de desempenho até 2031, as duas empresas correm o risco de serem fechadas pelo grupo. Mesmo com o ultimato, as perspectivas são de melhora para as marcas, que já começaram a se movimentar e, inclusive, trabalhar em sinergia. 

    Do lado da Alfa, o novo CEO da empresa e ex-chefe da Peugeot, Jean-Philippe Imparato, já tomou algumas decisões. Uma delas é a utilização da nova plataforma STLA Large no lugar da Giorgio, que promete ajudar na arquitetura de novos modelos para impulsionar as vendas. 

    Continua após a publicidade

    Já a Chrysler encontra um cenário mais complicado. Ela tem apenas três modelos no seu catálogo se contarmos com o 300C, que sai de linha ainda este ano. É provável que a empresa utilize também a nova plataforma de design no futuro, mas ainda há um mistério sobre quais veículos ela irá suportar.

    Chrysler Pacifica Hybrid em posição 3x4 de frente
    A Chrysler Pacifica foi o único modelo inédito lançado pela marca nos últimos anos (Divulgação/Chrysler)

    A Stellantis passa a observar de perto a situação das duas fabricantes. Vale lembrar que, com a união, o grupo automotivo se tornou a quarta maior força do ramo, atrás apenas de Volkswagen, Toyota e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.