Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Alpina B4 Gran Coupé chega para ofuscar o primeiro BMW M elétrico de todos

Recém-comprada pela BMW, preparadora alemã cria, com o Alpina B4, uma versão de quatro portas do M4 que jamais foi feita

Por Eduardo Passos
30 mar 2022, 20h36
Alpina B4 é equivalente ao M4 Gran Coupé que nunca existiu
Alpina B4 é equivalente ao M4 Gran Coupé que nunca existiu (Divulgação/Alpina)
Continua após publicidade

Recém-adquirida pela BMW, a Alpina segue trabalhando pesado para manter recordes de venda. Para tanto, a preparadora esportiva lançou o novo Alpina B4, uma versão ainda mais esportiva do M440i Gran Coupé que esbanja potência e customização e equivale ao M4 de quatro portas jamais feito.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ainda que o motor seja o mesmo 3.0 de seis cilindros, foram realizadas mudanças para que esse atinja 502 cv (115 cv a mais que o M440i, que utiliza a versão menos envenenada do motor B58). O Alpina B4 também ganha 3,1 kgfm de torque, totalizando 74,4 kgfm.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Motor do Alpina B4 o coloca parelho ao M4, sempre feito em duas portas (Divulgação/Alpina)

Quase um motor extra

Esses incrementos foram possíveis graças à reprogramação do software que gerencia a unidade e por alterações mecânicas. Essas incluem novas carcaças para o par de turbinas — com desenho otimizado para aplicar pressão em baixas velocidades — e uma nova admissão, além de sistema de arrefecimento bem mais robusto.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Escapes quádruplos são marca registrada da Alpina (Divulgação/Alpina)

Para chegar aos 301 km/h, indo de 0 a 100 km/h em 3,7 s, o cupê de quatro portas ganhou câmbio automático de oito marchas, feito sob medida pela ZF. O sistema xDrive segue distribuindo torque entre as quatro rodas, mas o conversor está mais robusto e há preferência por movimentar o eixo traseiro.

Câmbio exclusivo favorece oferta de torque e potência em ampla faixa de rotações
Câmbio exclusivo favorece oferta de torque e potência em ampla faixa de rotações (Divulgação/Alpina)

Unindo forma e função, o quarteto de escapamento que é marca registrada da Alpina também serviu para otimizar a emissão de poluentes, ao mesmo tempo que contribuiu para um consumo combinado de 10 km/l, em ciclo WLTP.

Suspensão de corrida

Ao contrário dos seis cilindros, o conjunto de suspensão do B4 traz várias partes inéditas, como buchas e coxins que favorecem a economia de peso e batentes que melhoram a rigidez torcional do carro. 

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Controle eletrônico do amortecedor favorece conforto e esportividade na hora certa para cada um (Divulgação/Alpina)

Para apimentar a brincadeira, o eixo dianteiro tem cambagem negativa, e a nova geometria de suspensão é feita sob medida para agradar quem busca ser desafiado pelo esportivo, que fica mais dócil dependendo do modo de condução selecionado.

As rodas de aro 20 pesam 12 kg cada e têm desenho clássico da preparadora, sendo calçadas por pneus feitos sob medida pela Pirelli. Os freios chegam 15,6’’ de diâmetro e podem ser perfurados e feitos de material compósito, como em modelos de competição.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
De tão êxito, Alpina virará parte do Grupo BMW em breve (Divulgação/Alpina)

Toque de estilo

Com tanta atenção à performance, o Alpina B4 acaba por ser mais discreto em novidades estéticas, que se baseiam no imponente estilo do Série 4. 

Na frente, há apenas um frontlip que favorece a aerodinâmica e identifica o upgrade esportivo. Além das rodas e dos quatro escapes, também é possível notar a inscrição da marca na tampa do porta-malas.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Cabine do B4 não difere muito da original (Divulgação/BMW)

Por dentro, emblemas da Alpina contam o número de série do carro e relembram sua exclusividade. O luxo também ditou o estofamento dos bancos, que na versão mais cara chegam em couro Lavalina. Curtido naturalmente, o Lavalina, segundo a marca, é reconhecido por sua maciez e regulação de temperatura.

2022 BMW ALPINA B4 Gran Coupe G26
Emblemas ajudam a lembrar que esse não é um BMW qualquer (Divulgação/Alpina)

Já à venda, o Alpina B4 sai por, no mínimo, 91.800 euros, e as entregas do cupê de quatro portas começarão em julho deste ano.

Continua após a publicidade

Também neste ano, chegará ao mercado brasileiro o BMW i4, elétrico. Em sua versão mais potente, i4 M50, o Gran Coupé atingirá 544 cv somando seus dois motores. Mesmo com a vantagem da eletrificação, porém, o primeiro M elétrico irá de 0 a 100 km/h em 3,9 s, com máxima de 225 km/h limitada eletronicamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.