Fãs da Ferrari com certeza acharão isso uma blasfêmia. Afinal, vai totalmente contra a famosa frase “quando você compra uma Ferrari, está pagando pelo motor. O resto vem de graça” dita pelo próprio Enzo Ferrari. Mas trocar o V8 2.9 de uma Ferrari 308 GTBi por um motor Honda 2.4 K24 de 1.216 cv seria, realmente, algo terrível?
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Mike Burroughs, do canal Stance Works, discorda do fundador da marca. O americano vem tocando esse projeto desde dezembro de 2020 e um ano e três meses depois, pela primeira vez, pode ouvir o som da sua “Ferrari nipônica”.
Usando uma moderna unidade de controle, um dos colegas de Burroughs vai controlando a aceleração e a mistura entre combustível e ar pelo notebook, revela o vídeo. O resultado é bem diferente do característico som do V8 italiano. Na verdade, com “pipocados” semelhante ao de uma motocicleta. Mas para o criador, soou como a melhor das sinfonias.
De acordo com o preparador, esse som diferente ocorre devido à falta do sistema VTEC. Esse sistema de controle variável de válvulas foi criado pela Honda em 1983 e estava presente no motor K24, mas foi retirado por opção de Burroughs.
Dá pra entender o motivo do orgulho do mecânico: no melhor estilo Dr. Frankenstein, ele construiu e ajustou boa parte dos componentes com as próprias mãos. No mesmo vídeo, podemos ver Burroughs construindo a caixa de bateria, soldando e instalando as linhas de óleo para o sistema de cárter seco.
Porém, por enquanto é possível apenas ouvir um pouco do barulho do motor. O carro ainda não está finalizado, faltando um sistema de resfriamento, eixos e rodas. Sem contar em todo o interior que ainda precisa ser finalizado.
Ao que tudo indica, não deverá ser difícil superar o desempenho original da 308 GTBI dos anos 80. Como Burroughs descreve, a Ferrari era um veículo “fraco, com sobrepeso e superfaturado”. Originalmente, o modelo tinha cerca de 207 cv, mas após anos de uso, um teste no dinamômetro registrou apenas 143 cv de potência. Ao todo, o trem-de-força original da Ferrari pesava cerca de 273 kg, mas somado às adições do turbo e outras modificações o peso total do motor subiria para 385 kg.
Já o K24 turboalimentado é mais moderno e leve. Essa unidade em específico pode ultrapassar os 1.200 cv. Por motivos de testes, primeiro Burroughs colocou outro motor da mesma família, que foi retirado de um Acura TSX de 207 cv. Em questão de peso, esse motor provisório, já com as adições feitas, pesava apenas 181 kg — quase 200 kg a menos que o original.
E se não bastasse o motor, o mecânico também mudou parte do visual da 308. Para isso, ele encomendou um bodykit da japonesa Liberty Walks. A novas peças alteraram os para-choques e para-lamas e foram escolhidos mais pelo gosto estético de Burroughs, que ainda irá pintá-los
A intenção é que sua 308 seja um carro de corridas Time Attack, modalidade em que o piloto corre sozinho na pista buscando fazer o melhor tempo de volta. Para isso, ela está sendo toda preparada para receber gasolina acima de 110 octanas.