Aos 40 anos, Toyota Land Cruiser ganha tecnologias de segurança do Corolla
Geração do Toyota Land Cruiser lançada em 1984 recebe atualizações e equipamentos de carros modernos para seguir em produção
Junto com o lançamento da nova geração do Land Cruiser que sucede o Prado, a Toyota também anunciou uma atualização para o clássico Land Cruiser 70, jipão da linhagem mais parruda e que foi lançado originalmente em 1984. A idade, porém, não o impediu de receber as mesmas tecnologias e itens de segurança presentes em um Corolla 0km.
Ainda que o Toyota Land Cruiser tenha ganhado novas gerações ao longo dos últimos 39 anos, a Toyota optou por manter esta geração em produção. Ela foi criada para o uso pesado e, mesmo que tenha saído de linha no Japão em 2015 por cumprir as exigências de segurança locais, seguiu à venda em alguns mercados ao redor do mundo, como Austrália e África do Sul.
Com esta atualização para a linha 2024, o Land Cruiser 70 pode voltar a ser vendido no Japão e em outros países. Sua lista de equipamentos passa a integrar bancos traseiros com isofix e o pacote Toyota Safety Sense, presente em todos os Corolla vendidos no Brasil, que inclui alerta de saída de faixa, leitura de placa de trânsito e farol alto automático.
Por sinal, novos faróis de led fazem parte da nova atualização. Eles estão embutidos na grade em forma de favo de mel, lembrando o design original, e também há um novos para-choque e para-lamas dianteiros. Na traseira, as lanternas originais foram substituídas por painéis da cor da carroceria e as novas estão montadas no para-choque.
Por dentro, o Land Cruiser 70 2024 ainda ganhou novo quadro de instrumentos com uma tela de 4,2 polegadas, mas que conserva o estilo retrô. Ainda tem novos bancos e volante, além de uma central multimídia de 6,7 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ainda tem um novo porta-objetos no prolongamento do console central.
Sob o capô, a grande mudança é a introdução de uma nova opção do motor quatro cilindros 2.8 turbodiesel 1GD-FTV, o mesmo da Hilux e do SW4 vendidos no Brasil. No Land Cruiser, rende 201 cv e 50.9 kgfm e é combinado com o câmbio automático Super ECT de 6 marchas, enviando potência para as quatro rodas através do sistema 4WD.
Mas o antigo motor diesel V8 4.5 continua disponível, apenas com câmbio manual de cinco marchas. Tem 202 cv e 43,8 kgfm de torque.