Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após 50 anos, GM mostra como será a próxima geração do veículo lunar

Responsável pelo meio de locomoção do ser humano na Lua na missão Apolo, empresa desenvolve novo veículo para exploração lunar

Por João Vitor Ferreira
11 jan 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A GM tem planos de fazer uma nova geração de um clássico de 50 anos atrás. Mas calma, não estamos falando do Opala ou Chevette, nem de nenhum outro modelo “deste planeta”. Na verdade, a empresa quer fazer a segunda geração do Lunar Rover, veículo lunar que foi o meio de locomoção dos astronautas da missão Apollo, nos anos 70.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    O anúncio foi feito há cerca de oito meses, mas essa semana a montadora divulgou um vídeo onde podemos ver as primeiras imagens do protótipo, que está sendo desenvolvido junto com a empresa Lockheed Martin Space. A nova versão do Lunar Rover terá um par de bancos dobráveis sob uma estrutura sem carroceria, com o que aparenta ser uma caçamba atrás.

    Outro detalhe que chama atenção é a aparente falta de volante. Isso faz sentido, já que, como foi anunciado, a condução do veículo lunar será autônoma. Inclusive, no vídeo de divulgação é possível ver o Lunar Rover se locomovendo sozinho.

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por GM Design (@generalmotorsdesign)

    Continua após a publicidade

    O que falta saber é como será a motorização. Há 50 anos atrás, a primeira versão já era elétrica, tendo um motor de 0,25 cv por roda e 92 km de alcance. O que se espera é que, com o avanço tecnológico de meio século, o novo Lunar Rover possa expandir o leque de experimentos que possam ser feitos na superfície lunar.

    protótipos Lunar Roving
    A GM também divulgou pelo Instagram alguns rascunhos de protótipos feitos para o veículo lunar (Instagram/GM)

    As rodas despertam atenção. Ao invés de serem calçadas com uma borracha preta elas são aparentemente transparentes, indicando uma possível nova tecnologia. O veículo lunar da década de 70 tinha as chamadas “rodas resilientes”.

    desenhos lunar Roving
    (Instagram/GM)

    Estas rodas eram montadas em um cubo de alumínio usinado e um pneu de 32 polegadas de diâmetro e 9 polegadas de largura feito de fios de aço revestidos de zinco e discos de alumínio. A parte externa ainda tinha os “chevrons” de titânio, tiras de metal que revestiam 50% da superfície de contato do pneu para aumentar a tração.

    Continua após a publicidade

    “Esses rovers de próxima geração ampliarão drasticamente o alcance dos astronautas à medida que realizam investigações científicas de alta prioridade na Lua, que acabarão por impactar a compreensão da humanidade sobre nosso lugar no sistema solar”, disse Rick Ambrose, vice-presidente executivo da Lockheed Space.

    Lunar Rover Original
    Primeiro Lunar Rover na superfície lunar em 1971 (Divulgação/GM)

    O novo Lunar Rover está sendo desenvolvido como parte programa Artemis, da Nasa, que levará astronautas novamente à Lua. A missão também será responsável por levar a primeira mulher e pessoa não branca até a superfície lunar, além de servir como preparação para a ida do ser humano em Marte.

    Compartilhe essa matéria via:

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.