Após novo logotipo da Kia, disparam buscas sobre a marca “KN” no Google
Carro KN? Junção de letras no design do emblema fez com que dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo pesquisassem pela marca "KN"
Mudanças sempre são bem-vindas mas, às vezes, a tentativa de modernizar e dar novos ares para a identidade visual de uma marca pode gerar resultados peculiares. Um exemplo recente que podemos citar é o caso da Kia.
Há quase dois anos, em janeiro de 2021, a montadora coreana mudou o seu logotipo. A borda oval com as três letras devidamente caracterizadas deu lugar a um estilo mais moderno, onde todos os caracteres fazem parte de uma linha contínua.
Na época, o CEO da Kia, Ho Sung Song, disse que o novo logotipo representava ‘a mudança e inovação’. A parte da mudança ficou bem óbvia, tanto é que muitas pessoas já nem reconhecem mais a marca.
the new kia logo is so unreadable that at least 30k people a month search for the “KN car” ever since its debut pic.twitter.com/jRj25JoAPp
— Ashwinn (@Shwinnabego) 17 de novembro de 2022
O estilo mais abstrato, embora seja elegante, está causando uma grande confusão em alguns consumidores. Isso porque a mudança fez com que as duas últimas letras ficassem parecendo um ‘N’ ao contrário. Conforme os carros da montadora coreana foram ganhando o novo logotipo, surgiu a dúvida nas pessoas menos antenadas no mundo automotivo: “Que marca seria a ‘KN’?”
O reflexo pode ser visto pelo volume de buscas na internet: no Twitter, o usuário Shwinnabego chamou a atenção para volume mensal de pesquisas pela palavra-chave ‘KN car’. São em média 30.000 procuras por mês desde que houve a alteração no logo.
Pela ferramenta Google Trends, onde é possível ver o quanto um termo ou palavra é pesquisado no Google, vemos um gráfico que mostra o crescimento de buscas pela suposta nova marca “KN”. De acordo com a ferramenta, a Croácia é o país onde as pessoas ficaram mais confusas com a mudança, seguido por Estados Unidos e Irlanda.
A nova identidade visual da Kia também gerou alguns memes. Há quem diga que a ideia não é tão inovadora assim, sendo muito parecida com o logo da banda de rock Nine Inch Nails. Já outros, sugeriram algumas alterações, como fazer um pequeno corte para identificar melhor a letra ‘I’ ou riscar a última letra, coisa que a montadora já não adotava no logo anterior.