Mudanças sempre são bem-vindas mas, às vezes, a tentativa de modernizar e dar novos ares para a identidade visual de uma marca pode gerar resultados peculiares. Um exemplo recente que podemos citar é o caso da Kia.
Há quase dois anos, em janeiro de 2021, a montadora coreana mudou o seu logotipo. A borda oval com as três letras devidamente caracterizadas deu lugar a um estilo mais moderno, onde todos os caracteres fazem parte de uma linha contínua.
Na época, o CEO da Kia, Ho Sung Song, disse que o novo logotipo representava ‘a mudança e inovação’. A parte da mudança ficou bem óbvia, tanto é que muitas pessoas já nem reconhecem mais a marca.
the new kia logo is so unreadable that at least 30k people a month search for the “KN car” ever since its debut pic.twitter.com/jRj25JoAPp
— Ashwinn (@Shwinnabego) 17 de novembro de 2022
O estilo mais abstrato, embora seja elegante, está causando uma grande confusão em alguns consumidores. Isso porque a mudança fez com que as duas últimas letras ficassem parecendo um ‘N’ ao contrário. Conforme os carros da montadora coreana foram ganhando o novo logotipo, surgiu a dúvida nas pessoas menos antenadas no mundo automotivo: “Que marca seria a ‘KN’?”
O reflexo pode ser visto pelo volume de buscas na internet: no Twitter, o usuário Shwinnabego chamou a atenção para volume mensal de pesquisas pela palavra-chave ‘KN car’. São em média 30.000 procuras por mês desde que houve a alteração no logo.
Pela ferramenta Google Trends, onde é possível ver o quanto um termo ou palavra é pesquisado no Google, vemos um gráfico que mostra o crescimento de buscas pela suposta nova marca “KN”. De acordo com a ferramenta, a Croácia é o país onde as pessoas ficaram mais confusas com a mudança, seguido por Estados Unidos e Irlanda.
A nova identidade visual da Kia também gerou alguns memes. Há quem diga que a ideia não é tão inovadora assim, sendo muito parecida com o logo da banda de rock Nine Inch Nails. Já outros, sugeriram algumas alterações, como fazer um pequeno corte para identificar melhor a letra ‘I’ ou riscar a última letra, coisa que a montadora já não adotava no logo anterior.