Aposentado no Brasil, Chery Tiggo 3X muda de novo sem dispensar motor 1.5
SUV continua vivo na China e tem visual aprimorado para ficar mais futurista, embora o motor seja o mesmo 1.5 aspirado do antigo Tiggo 2
O Chery Tiggo 3X — conhecido em outros países como Tiggo 2 Pro — não teve uma vida muito longa no Brasil. Sua passagem por aqui, mal durou um ano, indo de junho de 2021 a maio de 2022, mas segue vivo na China.
Mas se por aqui o Tiggo 3X saiu de linha precocementer, em sua terra natal ele segue mais vivo do que nunca e agora tem mais um facelift. Boa parte do design que tinha no Brasil ainda está lá, mas foi atualizado para ficar mais moderno e atraente.
Um bom exemplo são os finos DLRs. Na geração passada, eles inovaram separando as luzes de assinatura dos faróis principais e isso foi mantido. A novidade é que as luzes diurnas estão integradas com a nova grade, maior e sem molduras, e complementa seu desenho com um padrão quadriculado de leds.
De perfil, seu visual quase não mudou. A diferença está nas luzes traseiras, que estão mais afiladas e avançam mais tanto em direção a lateral, quanto para o centro do porta-malas.
A régua preta da traseira deu lugar a uma barra que interliga as duas luzes e ostenta o nome Chery — antes abrigava o logo da montadora. Uma pequena alteração que também foi feita é que a alavanca para destravar o porta-malas não está mais visível, como era no anteriormente.
Se visualmente o Tiggo 3X é outro, no tamanho ele permanece o mesmo. O SUV tem os mesmos 4,20 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. As rodas também mantiveram as 16’’ e têm design de dez raios.
Por dentro o acabamento é feito em duas tonalidades. Ao centro, a tela da central multimídia poderá ser de 9’’, nas versões mais básicas, ou 10,25’’ nas mais caras, e recebe uma grande moldura em black piano. O Tiggo 3X topo de linha também terá itens como estacionamento automático, assentos aquecidos, sistema de som de 4 alto-falantes e quadro de instrumentos digital.
Embora o visual chamasse atenção, quando chegou no Brasil a principal novidade do Tiggo 3X estava no seu motor 1.0 Turbo de até 102 cv e 17,1 kgfm, que substituiria o ultrapassado 1.5 aspirado de 115 cv e 14,9 kgfm do Tiggo 2. Os chineses foram na contramão. Por lá, o novo Tiggo 3X terá o mesmo motor que o irmão menor de 2018 tinha por aqui. O câmbio poderá ser automático ou CVT.
O Chery Tiggo 3X chega às lojas chinesas em três versões e seu preço varia entre 59.900 a 74.900 yuans, equivalente a R$ 42.000 e R$ 53.000 na cotação atual.