Fiat Argo: tudo sobre o hatch que começa a ser vendido em maio
Nome oficial foi divulgado em desfile (camuflado) por São Paulo. Ele aposenta Palio e Punto e custará entre R$ 45.000 e R$ 60.000
Argo é o nome do mais novo carro da Fiat, que será lançado no final de maio, no Brasil. O hatch compacto, quase médio, com cerca de 2,50 m de distancia entre eixos, tem a missão de ocupar o lugar de Palio e Punto, de uma vez só.
O nome do modelo estava guardado a sete chaves até hoje de manhã, quando a Fiat decidiu acabar com o mistério de uma forma que chamasse a atenção do lançamento.
O plano era rodar com o carro camuflado pelas principais ruas e avenidas das principais capitais do país, deixando que o nome fosse descoberto, sem revelar o design do modelo. Curiosos e caçadores de segredos de plantão, cuidariam de divulgar o “flagrante”.
Para que tudo saísse como planejado, na noite de ontem, as redações de alguns veículos de comunicação foram avisados que o carro rodaria pela cidade, embora sem precisar os locais por onde o modelo passaria, para não estragar o clima da caçada ao segredo.
Depois de tentar descobrir de onde o modelo partiria e que roteiro faria, nós também mandamos nosso fotógrafo atrás do carro. Ao fazer seus planos, porém, a Fiat esqueceu de combinar com os funcionários da fábrica, que antes das 8h00 já anunciavam o nome do novo carro pelas redes sociais.
O Argo é baseado no Fiat Tipo europeu, que usa a plataforma do Jeep Renegade. Mas, embora essa plataforma esteja disponível no Brasil, há informações que dão conta de que o Tipo fabricado aqui teria uma outra base, dez centímetros mais curta. Como a Fiat só revelou o nome até agora, essa informação só poderá ser confirmada em maio.
Além da plataforma, há outras características do carro que nós já antecipamos em outras ocasiões, no entanto, como as versões e motorizações oferecidas.
Com a missão de substituir dois modelos, o Argo, que até agora era chamado pelo nome do projeto, X6H, terá uma gama abrangente: a versão de entrada Attractive terá motor 1.0 Firefly de três cilindros, com 77 cv, e 1.3 Firefly de quatro cilindros e 109 cv, com transmissão manual e automatizada Dualogic.
Na sequência vêm as versões Essence e Sporting com o motor 1.8 E. TorQ Evo de 139 cv, com transmissão manual ou automática de seis marchas. Entre os equipamentos, pode-se esperar central multimídia, sistema start-stop e controle de estabilidade, entre outros.
Os preços das diferentes versões também ocuparão uma ampla faixa de mercado, que hoje é ocupada por Palio e Punto, ou seja: entre R$ 45.000 e R$ 60.000.
Durante a perseguição atrás do Argo, ocorreu um fato curioso; em um dos pontos onde havia possibilidade de flagrar o carro, nosso fotógrafo relatou a passagem de diversos modelos da concorrência (VW), com placas verdes de fábrica. Segundo ele, várias unidades do recém-lançado Up e também da Saveiro passaram por ele como que dando voltas no roteiro usado pela Fiat.