A relação entre embarcações e supercarros é mais próxima do que parece. A Lamborghini tem sua lancha e a Bentley tem iate personalizado, e até já aceleramos por aqui uma lancha com visual e motor V8 do Chevrolet Corvette. A novidade agora é uma lancha que mais parece um Aston Martin flutuante.
Criação da Seacar, este “Aston Martin aquático” está longe de ser uma lancha oficial, mas seu design é fiel ao estilo dos superesportivos da marca britânica. A “carroceria” replica grade, faróis, para-choque, rodas, pneus e até para-brisa.
Esta lancha está à venda no Brasil desde o início do mês e 12 unidades já foram comercializadas em duas versões. O Seacar Vehige tem motor 4 cilindros de 155 cv, enquanto o Maestry é o mais potente, com 350 cv.
A fabricante diz que sua lancha proporciona a mesma sensação de pilotar um carro robusto, confortável e veloz. Ela é construído em fibra de grafeno, um material mais nobre que o aço que permite reduzir o peso total: as duas versões têm menos de 500 kg.
O barco/carro pode levar duas pessoas e atingir até 96 km/h, uma velocidade comum aos barcos rápidos a motor. Já em terra firme, todos os Aston Martin passam dos 300 km/h. A embarcação tem autonomia de cerca de seis horas de navegação.
O diretor da empresa, Alan Goes, disse que a inovação é um novo experimento para o Brasil, cujo mercado pode se beneficiar com as vantagens do automóvel. “É um novo conceito náutico para o Brasil, ideal para quem curte experiências sobre as águas e adrenalina”, afirma.
De acordo com a Seacar ambos os modelos são capazes de navegar tanto em água doce quanto salgada. “Durante a fase de testes, entre Itajaí e Balneário Camboriú, enfrentamos todo tipo de água, inclusive mar mexido, e o barco se mostrou bastante estável”, diz Nilton Goes, idealizador do produto.
Toda essa inovação tem um preço e ele só não é tão alto quanto um Aston Martin. A versão menos potente, a Vehige, sai por R$ 384.990 e a topo de linha, Maestry, por R$ 487.000.