Depois do cupê, como prometido, a Aston Martin apresenta o DB12 Volante, a contraparte conversível do esportivo. Boa parte do visual externo e interno foi mantido, mas o roadster traz alguns detalhes únicos para se destacar do ‘irmão’.
Na mecânica, não há novidades. O DB12 Volante dispensa a opção V12, assim como o cupê, e traz exclusivamente o V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-Benz de 680 cv e 81,57 kgfm. Em relação ao antecessor, DB11, isso significa um aumento de 34% na potência. A transmissão também é a automática de oito marchas que joga toda a força para as rodas traseiras com a assistência de um diferencial eletrônico.
A principal diferença entre o cupê e o conversível está nos amortecedores adaptativos, que têm uma configuração específica para essa versão. O mesmo vale para a rigidez das molas das rodas traseiras. Além disso, ele é 109 kg mais pesado que o DB12 convencional, totalizando, aproximadamente, 1973 kg.
No mais, a estrutura dos dois segue, basicamente, a mesma. O DB12 Volante também recebe os reforços estruturais na carroceria. A diferença é que no cupê o aumento da rigidez é de 7%, enquanto, no conversível, é de 5%.
As semelhanças também podem ser vistas nas pistas. O conversível é apenas 0,1 segundo mais lento que o cupê na aceleração de 0 a 100 km/h, fazendo um tempo de 3,7 segundos. Porém, os dois alcançam a mesma velocidade máxima: 325 km/h – o Volante só chega a essa velocidade com o teto fechado.
Para parar esse esportivo, o DB12 vem de fábrica com discos de ferro fundido com 400 mm na dianteira e 360 mm na traseira. Porém, discos de cerâmica de carbono são oferecidos como opcional.
Assim como todo conversível, o charme do DB12 também está na capota — que nesse caso é feita de lona — , por isso, a Aston Martin trouxe diversas opções de customização. Além da cor padrão, preta, também é possível adquirir o teto nas cores vermelha, azul e preto com prata, possibilitando inúmeras combinações de capota e carroceria.
O teto leva 14 segundos para ser recolhido e 16 segundos para ser fechado novamente, o que pode ser feito a até 50 km/h. Outro detalhe é que, segundo a Aston Martin, a capota foi “aprimorada acusticamente”, tendo 8 camadas de isolamento.
Por dentro, a cabine recebeu o mesmo refinamento do cupê, incluindo o primeiro sistema de multimídia da Aston Martin, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e que tem respostas de 30 ms. Todas as informações são exibidas em duas telas de 10,25 polegadas e, para quem gosta de tradição, o sistema e outras funções podem ser controladas através de botões físicos. Para fechar, ele ainda tem sistema de som Bowers & Wilkins com 11 alto-falantes por padrão ou 15 como opcional.
O Aston Martin DB12 Volante fará sua estreia pública na próxima sexta (18) na Monterey Car Week, na Califórnia. A produção está programada para começar nos próximos meses e as primeiras entregas devem começar no último trimestre.