Aston Martin Valhalla com mais de 1.000 cv faz primeiro teste em pista
Inspirado no Valkyrie e com mecânica da Mercedes-AMG, o bólido traz um sistema híbrido plug-in de 1.012 cv baseado em um motor 4.0 V8 Bi-Turbo
Hoje (22), pela primeira vez, o Aston Martin Valhalla foi visto em ação em um circuito. Trata-se de um superesportivo que pretende juntar o melhor da Mercedes-AMG e da Aston Martin em um único veículo.
Batizado como Valhalla deve chegar às ruas em 2024 como o segundo fruto da colaboração entre a Aston Martin e a Red Bull. O primeiro é o famoso Valkyrie, um verdadeiro carro de pista homologado para as ruas. O Valkyrie tem 1.158 cv e pesa apenas 1.360 kg, portanto chega a 100 km/h em 2,3 segundos.
Apresentado em 2019 com o nome AM-RB 003, o Aston Martin Valhalla agora se revela pela primeira vez em sua versão final, ainda camuflado enquanto aguarda os últimos ajustes. Em 2024, será apresentado o design final e as características técnicas completas deste supercarro, mas as prévias já oferecem uma visão instigante dessa máquina do mundo automotivo.
O Valhalla personifica a filosofia do Valkyrie, busca mirar diretamente concorrentes como o Ferrari SF90 Stradale e o Lamborghini Revuelto. Para alcançá-los, adota um sistema híbrido plug-in de 1.012 cv baseado em um motor 4.0 V8 Bi-Turbo proveniente da Mercedes-AMG. Este motor a gasolina se une a um motor elétrico que atua como KERS (sistema de frenagem capaz de regenerar as baterias), enquanto outros dois motores elétricos impulsionam o eixo dianteiro, proporcionando um sistema de tração integral.
A aerodinâmica, como evidenciado pelas imagens do circuito, é o que se destaca, com um downforce de 600 kg a 240 km/h, e soluções ativas para adaptar a carga do veículo em tempo real.
A produção do Aston Martin Valhalla será limitada a 999 unidades em todo o mundo, com a versão coupé sendo a única oferecida inicialmente. Porém, há indícios de que uma versão conversível poderá surgir no futuro, seguindo os passos do Valkyrie.