Audi A5 Carbon Edition é série limitada com fibra de carbono a R$ 397.990
Versão exclusiva traz apenas mudanças estéticas, como detalhes em preto e fibra de carbono, e alcantara no interior
A última mudança promovida pela Audi em seu sedã intermediário A5 foi em junho de 2022, com a chegada do motor 2.0 turbo aliado a uma bateria de 12V, que a marca batiza de híbrido leve. A novidade elevou a potência do modelo para 204 cv. Agora, pouco menos de um ano depois, ele tem outra novidade, mas, desta vez, limitada.
Trata-se do A5 Carbon Edition, uma série especial limitada a apenas 50 unidades no Brasil. E essa “distinção” custa R$ 36.000 extras em relação a até então versão única, S Line, e sai R$ 397.990.
A série especial tem algumas mudanças estéticas por dentro e por fora. Enquanto o S Line traz a moldura da grade dianteira e o logotipo cromados, o Carbon Edition apresenta esses elementos em preto brilhante.
Mais do que isso, porém, o A5 Carbon Edition pode ser reconhecido por elementos que batizam a série: os retrovisores (elétricos, rebatíveis e com aquecimento) e o pequeno aerofólio na traseira são compostos em fibra de carbono. As rodas de 19 polegadas são exclusivas e destacam as pinças de freio vermelhas.
Por dentro, como esperado, há o emprego de materiais nobres como alcantara nos painéis das portas, couro napa com logo S estampados nos bancos e as pedaleiras são em aço inoxidável. E, para combinar com o visual externo, o acabamento do painel central é em preto brilhante e o teto é moldado em tecido na cor preta.
A presença de uma plaqueta com a inscrição da numeração da série limitada evidencia que trata-se de uma versão limitada.
A central multimídia tem tela de 12,3”, permite parear até três smartphones de forma simultânea e há conexão com Apple Car Play e Android Auto sem fio, combinado a um carregador por indução. O quadro de instrumentos digital tem tela de alta definição e pode exibir tanto o mapa do sistema de navegação integrado quanto do Waze ou Google Maps, tornando a condução mais intuitiva.
Entre os equipamentos de série estão ar-condicionado automático de três zonas, faróis LED Matrix, piloto automático adaptativo e sistema de aviso de saída de faixa. O único opcional é o sistema de Sistema de som premium Bang & Olufsen 3D, com 19 auto-falantes e um amplificador de 16 canais com 755 watts de potência. A alta qualidade sonora aumenta a conta em mais R$ 9.000 – chegando a R$ 406.990.
O modelo é equipado com o motor 2.0 Turbo FSI, que desenvolve 204 cv e 32,6 kgfm e segundo a marca cumpre o 0 a 100 km/h em 7,2 segundos – o mesmo desempenho da versão convencional que tem o mesmo conjunto mecânico aliado ao câmbio S tronic de sete velocidades – inclusive as duas versões tem o mesmo peso: 1.615 kg.