A Audi mostrou nesta quarta-feira (21) sua renovada linha A8. Depois de passar por facelift, os modelos chegarão ao mercado europeu em novembro deste ano, com preços partindo de 74,5 mil euros na Alemanha. Antes disso, será mostrado ao público no Salão de Frankfurt, em setembro.
Em termos visuais, o modelo ganhou leve reformulação do para-choque e da grade dianteiros, além de um capô mais esculpido. A grande novidade, porém, são os faróis Matrix de LED, com 25 diodos emissores de luz, que ajustam os níveis de acordo com as condições ambientes. Além disso, as luzes de direção passam a ser conjuntos de LEDs, na frente (18) e atrás (24).
Por falar na traseira, as lanternas estão mais finas e o para-choque também está de cara nova, com duas ponteiras de escapamento em formato de paralelogramo nas extremidades – com exceção do S8, que tem duas duplas de ponteiras ovais. A tampa do porta-malas conta com uma faixa cromada.
Falando sobre o interior do carro, os bancos dianteiros são ventilados e contam com a função “Massagem”, bem como ajustes elétricos gerais (A8 e A8L). A versão com entre-eixos alongado, aliás, pode ser configurada com outros itens, como ar-condicionado de quatro zonas, banco “relax” com descanso para pés elétrico, entre outros.
Quanto à motorização, diversas opções estão disponíveis. A inicial tem o 3.0 TFSI, de 310 cavalos de potência. Em seguida, surgem 4.0 V8 biturbo TFSI, de 435 cv, 3.0 TDI, de 258 cv e 4.2 TDI, de 385 cv. O A8L ganha bloco 6.3 W12, de 500 cv, e o S8 recebe o 4.0 TFSI configurado para 520 cv. Por fim, há uma versão híbrida, combinando motor 2.0 TFSI e motor elétrico, perfazendo 245 cv.
Tomando como base o A8 equipado com motor 4.0 TFSI, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. O S8, por sua vez, faz o mesmo teste em 4,2 segundos. Outro dado curioso é a autonomia do A8 híbrido no modo elétrico: 3 km, com velocidade máxima de 100 km/h.