Enquanto o substituto do esportivo R8 não chega, a Audi vem trabalhando no seu modelo para que ele possa se despedir com uma versão especial. Confirmada para ser apresentada no Salão de Los Angeles, em novembro, a edição limitada competition do R8 será o modelo de produção mais potente já feito pela companhia.
Ao todo, apenas 60 unidades devem ser produzidas para o mercado dos Estados Unidos, equipadas com o motor 5.2 litros V10 com 578 cavalos, 20 a mais do que o encontrado no V10 Plus, com transmissão de sete marchas e dupla embreagem S Tronic. A mudança permite ao modelo acelerar de 0 até 100 km/h em 3.2 segundos e chegar aos 320 km/h.
Além das mudanças técnicas, assim como a adoção de discos de freio de cerâmica com pinças pintadas na cor vermelha, a Audi preparou um novo pacote aerodinâmico para o R8 competition tendo como base o modelo de competição R8 LMS ultra. Fibra de carbono foi usada no difusor traseiro, capas dos retrovisores externos, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro.
As 60 unidades serão comercializadas pelo programa Audi Exclusive, o que permitirá aos proprietários personalizarem o interior do veículo e a cor da carroceria de acordo com o seu gosto. A venda começará em novembro e as entregas serão feitas a partir do início de 2015.