A Audi já havia adiantado que, em breve, será mais uma marca envolvida na Fórmula 1. Agora, porém, a fabricante alemã detalhou como sua entrada na principal categoria do automobilismo será feita: a partir de 2026, a Audi fornecerá motores para a nova equipe, que usará um carro feito pela Sauber.
A “maldade” mora nos detalhes do comunicado, que cita discretamente os planos da Audi “adquirir uma participação no Grupo Sauber”. Desse modo, a equipe Alfa Romeo, que atualmente tem acordo com a Sauber, deverá competir até 2025 com motores da Ferrari antes de dar lugar aos alemães.
Curiosamente, a Sauber estreou na F1 no início dos anos 1990 usando motor Mercedes e chegou a usar motores da rival alemã BMW; uma parceria de sucesso que rendeu até um vice-campeonato de construtores em 2007. Como os motores da Mercedes-AMG são feitos na Inglaterra, a entrada da Audi na F1 significa que, após mais de uma década, haverá unidades de potência feitas na Alemanha equipando os monopostos.
Entre Alemanha e Suíça
No novo arranjo, a Audi será responsável pelo fornecimento de motor elétrico, baterias, motor a combustão e sistemas de controle dos carros. O projeto desses componentes, inclusive, já está em andamento, e mais de 120 funcionários estão envolvidos nos trabalhos, que ocorrem na cidade alemã de Neuburg.
É lá que funcionam as instalações da Audi Sport, responsável pela criação de carros que competiram em Le Mans e no DTM. A divisão esportiva da marca tem três anos para criar motores ainda mais eficientes que os utilizados nos atuais carros da F1.
O motor 1.6 turbo da Audi será testado já em 2025 e terá cerca de 544 cv. O motor elétrico terá quase a mesma potência, levando o carro a mais de 1.000 cv no total. O combustível utilizado deve ser a gasolina sintética, que é uma tecnologia atualmente dominada pela Porsche. A participação da irmã de Grupo Volkswagen, entretanto, segue carente de mais detalhes oficiais.
Enquanto a Audi se vira para colocar tanta potência em um motor 1.6, a Sauber cuidará das operações de corrida e do desenvolvimento de outras partes do veículo, que incluem o desenho aerodinâmico, sistemas de suspensão etc. Os trabalhos da Sauber serão baseados em Hinwil, na Suíça.