Audi planeja sistema quattro elétrico
Nova tecnologia inclui eixo com acionamento elétrico e rodas de liga leve especiais aerodinâmicas
Alguns dos planos futuros da Audi foram revelados em novas patentes técnicas registradas. As novas tecnologias da fabricante alemã incluem motor elétrico integrado ao sistema quattro e rodas de liga leve especiais aerodinâmicas, que podem entrar em produção nos próximos anos.
A primeira patente refere-se às rodas de liga leve especiais. Elas contam com abas articuladas entre os raios, que se movem radialmente assim que a roda acelera, criando uma cobertura totalmente plana na roda.
De acordo com a Audi, rodas totalmente fechadas não apenas suavizam o fluxo de ar em alta velocidade, como também ajudam a melhorar a performance aerodinâmica geral do carro, graças a mudanças na pressão do ar sob o carro.
À medida que o veículo fica mais lento, as abas das rodas se abrem novamente. Um ponto importante sobre essa tecnologia é que as abas também são sensíveis à temperatura, para que possam abrir se as superfícies de frenagem se tornem muito quentes.
A segunda patente parece mostrar a nova geração de um sistema de tração integral da Audi que usa um eixo traseiro com acionamento elétrico. Este é um progresso lógico para o sistema quattro tradicional, combinando a tração nas quatro rodas e o motor elétrico no eixo.
Mesmo que esta nova proposta para o sistema quattro seja projetada principalmente para trazer uma transmissão híbrida em um sistema 4×4, também pode resultar num sistema de tração integral mais inteligente e com uma reação ainda mais rápida.