Após uma série de teasers nos últimos dias, a Audi finalmente revelou o inédito Q2. O menor integrante da família de utilitários da marca chega para ser o “diferentão” da turma, com personalidade visual própria e nenhuma pretensão de encarar percursos off-road – o que ele quer mesmo, é ser esportivo. Principal estrela do Salão de Genebra, o Q2 chega ao mercado europeu ainda este ano. Sua chegada ao Brasil deve ficar para 2017.
Leia mais:
>> Impressões: Q7, o SUV ultra-tecnológico da Audi
Com 4,19 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,51 metro de altura, o Q2 tem dimensões semelhantes às do rival Mercedes-Benz GLA. No visual, o modelo mostra que não tem relação alguma com seus irmãos maiores: a dianteira tem faróis retangulares, grade octagonal sem extensão cromada para os faróis como no novo Q3 e grandes aberturas no para-choque. Atrás, o SUV denuncia sua origem Volkswagen. Além das características linhas horizontais, o Q2 tem lanternas semelhantes às do VW Polo. A lateral é responsável por destacar o perfil esportivo do Q2 com a caída suave do teto, a linha de cintura alta e o aplique cinza na coluna traseira.
O interior do Q2, porém, é familiar com os típicos comandos do ar-condicionado digital, a tela do sistema multimídia MMI no topo do painel e as saídas de ar redondas. Serão seis opções diferentes de motorização, sendo três a gasolina – 1.0 turbo de três cilindros, 1.4 turbo e 2.0 turbo – e três a diesel – 1.6 turbo e 2.0 turbo, este com duas potências diferentes. Todas serão equipadas com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. Transmissão automática de sete marchas e tração integral são opcionais.