O Audi Q5 está chegando à sua terceira geração com mudanças significativas na linha. Agora, o SUV é montado sobre a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), uma evolução da antiga MQB do Grupo Volkswagen. Além disso, o visual foi renovado e a montadora eletrificou toda a linha, pelo menos na Europa.
Isso acontece porque teremos algumas diferenças nos motores destinados aos europeus e americanos. Nos EUA, o Q5 padrão terá o já conhecido 2.0 TFSI de quatro cilindros que por lá entrega 271 cv e 30,59 kgfm, sempre acoplado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas com tração integral quattro.
Enquanto isso, na Europa, o SUV tem duas opções de motor, ambas equipadas com sistema híbrido leve capaz de dar um ‘boost’ de 24 cv ao trem de força em determinados momentos. Começando pela a opção a gasolina, os europeus terão um 2.0 TFSI de 204 cv e 34,67 kgfm também com câmbio de sete marchas de dupla embreagem. Porém, ele entrega atração apenas para o eixo dianteiro. A tração integral estará disponível como opcional.
Há ainda o 2.0 turbodiesel, que entrega os mesmos 204 cv do motor a gasolina, mas o torque sobe para 40,78 kgfm. O câmbio é o mesmo, porém a versão a diesel já vem com o sistema de tração quattro de fábrica.
No topo da gama dos dois países teremos o esportivo SQ5. Ele é equipado com um motor V6 3.0 367 cv e 56 kgfm, sempre com câmbio de dupla embreagem e tração integral. A diferença é que na Europa ele terá ajuda do mesmo sistema MHEV do Q5 padrão. A versão híbrida plug-in será lançada posteriormente.
A produção dos carros será feita no México, na fábrica de San José Chiapa. Todos os modelos sairão de lá, inclusive, os futuros Q5 híbridos plug-in, que já estão nos planos futuros da Audi. Anteriormente, a família do SUV também era produzida na Índia e China, mas apenas para atender a demanda local.
Mas as novidades não ficam apenas na mecânica. Visualmente, o SUV recebeu algumas novidades, mas no geral ainda é fácil reconhecê-lo.
A dianteira, por exemplo, mantém a mesma estética, recebendo alguns ajustes. A grade está menor e ganhou novo desenho interno, porém manteve o mesmo formato. O mesmo vale para os faróis com led matriciais: estão mais finos mas seguem com o formato afilado. As entradas de ar nas extremidades agora estão na vertical e o para-choque ganhou uma abertura maior na sua base.
Do outro lado as mudanças foram mais profundas. As luzes separadas dão lugar a uma barra integrada com luzes OLED, que podem variar seu padrão luminoso para, por exemplo, avisar quem vem atrás de algum perigo na pista. Fora isso, o para-choque também é novo e mais alto que o da geração passada.
Também é na traseira onde podemos ver a principal diferença entre o QS e o SQ5: a saída de escape. Duplas e circular no SUV esportivo, e retangular e simples nos modelos padrão.
A Audi também trouxe outras mudanças estruturais para o seu SUV. A montadora fez alterações na parte inferior da carroceria e próximo às rodas para melhorar o fluxo de ar, diminuindo a turbulência gerada e, assim, contribuindo para a aerodinâmica do Q5.
Por dentro, a cabine pode ser dominada por telas. Por padrão, a família Q5 traz quadro de instrumentos digital de 11,9’’ e central multimídia de 14,5’’. Como opcional é possível adicionar ainda um head-up display e uma terceira tela para o carona de 10,9’’. O sistema operacional é o Android OS, que dispensa conexão com smartphones para utilizar aplicativos como o Google Maps, Spotify e YouTube.
O painel é bem limpo, tendo poucos botões, restritos às portas e volante. Para controlar o ar e outras funções do carro, só pela multimídia. No mais, a Audi afirma que a cabine está mais espaçosa, oferecendo bancos traseiros com opção de rebatimento, carregador por indução refrigerado e quatro portas USB-C, sendo que as traseiras têm potência suficiente para carregar dispositivos grandes, como notebooks.
Para a segurança, o Q5 vem de fábrica com auxílio de estacionamento traseiro com visor de distância, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, aviso de saída de faixa e assistente de atenção e sonolência. Mas o cliente pode optar por pacotes mais completos que adicionam frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com base nos sinais de trânsito, leitor de placas, assistente de manutenção e centralização de faixa, entre outros.
A dupla Q5 e SQ5 chegam primeiro à Alemanha e a outros mercados europeus no começo de 2025, com a abertura dos pedidos começando agora em setembro. O preço inicial no mercado alemão é de 54.650 euros, cerca de R$ 341.670, enquanto o SUV esportivo parte dos 82.900 euros, ou R$ 518.290 na conversão atual.