Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi Q5 chega a terceira geração com nova plataforma e eletrificado

Q5 e SQ5 chegam no começo de 2025 na Europa estreando a plataforma PPC e apenas em versões híbridas leve; plug-in está nos planos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 set 2024, 14h45 - Publicado em 2 set 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Audi Q5 está chegando à sua terceira geração com mudanças significativas na linha. Agora, o SUV é montado sobre a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), uma evolução da antiga MQB do Grupo Volkswagen. Além disso, o visual foi renovado e a montadora eletrificou toda a linha, pelo menos na Europa.

    Isso acontece porque teremos algumas diferenças nos motores destinados aos europeus e americanos. Nos EUA, o Q5 padrão terá o já conhecido 2.0 TFSI de quatro cilindros que por lá entrega 271 cv e 30,59 kgfm, sempre acoplado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas com tração integral quattro.

    Novo Audi Q5
    Audi Q5 (preto) Audi SQ5 (azul) (Divulgação/Audi)

    Enquanto isso, na Europa, o SUV tem duas opções de motor, ambas equipadas com sistema híbrido leve capaz de dar um ‘boost’ de 24 cv ao trem de força em determinados momentos. Começando pela a opção a gasolina, os europeus terão um 2.0 TFSI de 204 cv e 34,67 kgfm também com câmbio de sete marchas de dupla embreagem. Porém, ele entrega atração apenas para o eixo dianteiro. A tração integral estará disponível como opcional.

    Novo Audi Q5
    A dianteira se parece com a da geração passada, mas com alguns toques para revitalizar o visual (Divulgação/Audi)

    Há ainda o 2.0 turbodiesel, que entrega os mesmos 204 cv do motor a gasolina, mas o torque sobe para 40,78 kgfm. O câmbio é o mesmo, porém a versão a diesel já vem com o sistema de tração quattro de fábrica.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

     

     

    No topo da gama dos dois países teremos o esportivo SQ5. Ele é equipado com um motor V6 3.0 367 cv e 56 kgfm, sempre com câmbio de dupla embreagem e tração integral. A diferença é que na Europa ele terá ajuda do mesmo sistema MHEV do Q5 padrão. A versão híbrida plug-in será lançada posteriormente.

    Novo Audi Q5
    Destaque da nova traseira, o novo conjunto óptico pode mudar o padrão da iluminação (Divulgação/Audi)

    A produção dos carros será feita no México, na fábrica de San José Chiapa. Todos os modelos sairão de lá, inclusive, os futuros Q5 híbridos plug-in, que já estão nos planos futuros da Audi. Anteriormente, a família do SUV também era produzida na Índia e China, mas apenas para atender a demanda local.

    Continua após a publicidade

    Mas as novidades não ficam apenas na mecânica. Visualmente, o SUV recebeu algumas novidades, mas no geral ainda é fácil reconhecê-lo.

    Novo Audi Q5
    Novo Audi SQ5 (Divulgação/Audi)

    A dianteira, por exemplo, mantém a mesma estética, recebendo alguns ajustes. A grade está menor e ganhou novo desenho interno, porém manteve o mesmo formato. O mesmo vale para os faróis com led matriciais: estão mais finos mas seguem com o formato afilado. As entradas de ar nas extremidades agora estão na vertical e o para-choque ganhou uma abertura maior na sua base.

    Novo Audi Q5
    A versão esportiva recebe saídas de escape distintas (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Do outro lado as mudanças foram mais profundas. As luzes separadas dão lugar a uma barra integrada com luzes OLED, que podem variar seu padrão luminoso para, por exemplo, avisar quem vem atrás de algum perigo na pista. Fora isso, o para-choque também é novo e mais alto que o da geração passada.

    Também é na traseira onde podemos ver a principal diferença entre o QS e o SQ5: a saída de escape. Duplas e circular no SUV esportivo, e retangular e simples nos modelos padrão.

    Novo Audi Q5
    Graças aos opcionais, o novo Q5 pode ter até três telas (Divulgação/Audi)

    A Audi também trouxe outras mudanças estruturais para o seu SUV. A montadora fez alterações na parte inferior da carroceria e próximo às rodas para melhorar o fluxo de ar, diminuindo a turbulência gerada e, assim, contribuindo para a aerodinâmica do Q5.

    Continua após a publicidade

    Por dentro, a cabine pode ser dominada por telas. Por padrão, a família Q5 traz quadro de instrumentos digital de 11,9’’ e central multimídia de 14,5’’. Como opcional é possível adicionar ainda um head-up display e uma terceira tela para o carona de 10,9’’. O sistema operacional é o Android OS, que dispensa conexão com smartphones para utilizar aplicativos como o Google Maps, Spotify e YouTube.

    Novo Audi Q5
    Um detalhe interessante é que o motorista não consegue ver o que está passando na tela do passageiro (Divulgação/Audi)

    O painel é bem limpo, tendo poucos botões, restritos às portas e volante. Para controlar o ar e outras funções do carro, só pela multimídia. No mais, a Audi afirma que a cabine está mais espaçosa, oferecendo bancos traseiros com opção de rebatimento, carregador por indução refrigerado e quatro portas USB-C, sendo que as traseiras têm potência suficiente para carregar dispositivos grandes, como notebooks.

    Novo Audi Q5
    Interior do novo Q5 (Divulgação/Audi)
    Continua após a publicidade

    Para a segurança, o Q5 vem de fábrica com auxílio de estacionamento traseiro com visor de distância, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, aviso de saída de faixa e assistente de atenção e sonolência. Mas o cliente pode optar por pacotes mais completos que adicionam frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com base nos sinais de trânsito, leitor de placas, assistente de manutenção e centralização de faixa, entre outros.

    A dupla Q5 e SQ5 chegam primeiro à Alemanha e a outros mercados europeus no começo de 2025, com a abertura dos pedidos começando agora em setembro. O preço inicial no mercado alemão é de 54.650 euros, cerca de R$ 341.670, enquanto o SUV esportivo parte dos 82.900 euros, ou R$ 518.290 na conversão atual.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.