A icônica perua Audi RS6 Avant acaba de ganhar uma versão muito especial. Trata-se da RS6 Avant GT, uma série limitada com visual de carro de corrida e com uma série de modificações técnicas que acompanham seu estilo diferente. Suas 600 unidades serão customizadas nas mesmas instalações onde era produzido o Audi R8.
O carro é inspirado no conceito RS6 GTO, feito por doze aprendizes da Audi e apresentado em 2020, e que por sua vez foi ispirado no Audi 90 Quattro IMSA GTO. Esse carro venceu sete corridas na temporada 1989 da IMSA GT Championship e foi responsável pela tração integral ter sido banida da competição.
Trouxeram o carro-conceito para o mundo real como puderam. A Audi RS6 Avant GT tem grade e para-choque escurecidos para dar sensação de a carroceria ser mais larga e mais baixa. Há, ainda, uma saia vermelha posicionada na base e que ganha continuidade .
O modelo também ostenta capô exclusivo, de fibra de carbono e com detalhes expostos. Os para-lamas também são feitos de fibra de carbono e têm abertura para ventilação que, segundo a marca, “reduzem a pressão no arco de roda e melhoram o resfriamento dos freios”.
Pensando no desempenho, o modelo foi equipado com uma asa dupla inspirada no automobilismo, que foi retirada do carro conceito. Outras mudanças na carroceria também foram feitas, para dar “uma silhueta mais plana e esportiva”.
Junto a tudo isso estão as rodas de 22 polegadas disponíveis na cor branca. Além disso, o modelo também está disponível em 5 cores diferentes, sendo elas: Arkona White, Nardo Grey, Chronos Grey Metallic, Madeira Brown Metallict e Mythos Black Metallic.
O interior traz o mesmo visual arrojado e esportivo do lado de fora, na cor preta e com detalhes em vermelho. Mas os verdadeiros destaques são os assentos reforçados e bordados com a sigla “RS6 GT”.
Para completar, é possível ver também um painel de instrumentos digital, tela de infoentretenimento, tela no console centrar para controle de clima, dentre outros elementos comuns às versões normais da perua esportiva.
Motorização e mecânica
Debaixo do capô está o já conhecido V8 4.0 biturbo. No entanto, o modelo ganhou um upgrade e agora desenvolve 621 cv e 86,6 kgfm de torque. São 30 cv e 5,9 kgfm a mais que o modelo padrão.
O motor está conectado a uma transmissão Tiptronic de oito velocidade, que é combinada com um sistema de tração integral quattro com o mesmo diferencial central do desempenho do RS6 Avant.
Embora esse diferencial seja mantido da versão padrão, o carro ganhou uma nova suspensão coil-over ajustável e um diferencial traseiro esportivo quattro ajustado. Outros destaques são barras estabilizadoras mais rígidos e sistemas de freios de cerâmica.
Em questão de desempenho, o RS6 Avant GT pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e sua velocidade máxima é de 305 km/h.
A produção será limitada a apenas 660 unidades e as entregas estão previstas para começar perto do metade deste ano. O preço da nova variante exclusiva do RS6 é de € 219.000, ou R$ 1.168.000.