Audi TT sai de linha após 25 anos sem deixar sucessor
Após mais de 25 anos de produção, um dos carros mais icônicos da Audi chega ao fim com um total de 662.772 unidades produzidas
O último Audi TT saiu da linha de produção neste mês. Como já estava marcado o fim do modelo neste ano, a Audi anunciou pelo Instagram o último exemplar do TT, marcando o fim de uma carreira de 25 anos.
Para a ocasião especial, um TT S Cupê de terceira geração foi o sorteado para marcar a despedida. O carro foi exposto com flores em seu capô, simbolizando quase como um velório, e o total de 662.762 unidades produzidas do modelo na fábrica de Györ, na Hungria, entre 1998 e novembro de 2023 marcado no para-brisa.
Ao lado do último exemplar, é possível observar mais alguns outros modelos o acompanhando nesta última dança, sendo eles um TT Cupê e um TT Roadster de 1995 de primeira geração e outros dois modelos de segunda geração.
O último Audi TT S foi produzido na cor Chronos Gray Metallic com detalhes em Dark Chrome Fosco. Não há imagens de perfil, mas o carro aparece com uma especificação de seleção bronze, que geralmente vem acompanhada de rodas de 20 polegadas com acabamento em bronze ou preto e gráficos de quarto anéis correspondentes.
O Audi TT S é o segundo modelo mais potente da nova geração, ficando atrás apenas do icônico TT RS. Portanto, o último modelo está equipado com motor TFSI 2.0 de quatro cilindros com 315 cv de potência.
Mesmo com o final da produção do TT, a Audi ainda vende o modelo nos mercados onde há estoque. No site oficial Audi da Alemanha, cerca de 540 exemplares constam disponíveis no país. No Brasil, porém, o esportivo não é importado desde 2018.
Para os 25 anos não passarem batidos, alguns mercados ganharam séries de despedida. Nos Estados Unidos e Canadá é o Audi TT Roadster Final Edition, com produção limitada de 50 unidades. Ainda existe o Final Edition para o Reino Unido, Memorial Edition para o Japão e um TT 45 TFSI de produção limitada para a Espanha.
Um dos carros mais famosos e admirados realmente chegou ao fim, o que nos resta é apreciar os modelos lançados e conservá-los para que futuras gerações também conheçam este maravilhoso modelo.