Bao 3 é o novo aventureiro de luxo da BYD que pode vir ao Brasil
SUV será lançado pela marca de SUVs luxo da BYD, a Fang Cheng Bao, que chega em 2025, e pode ter trem de força elétrico ou híbrido
A BYD está preparando mais um lançamento para completar o portfólio da sua marca de SUVs de luxo, a Feng Cheng Bao, lançada em 2023. Primeiro veio o Bao 5, de médio porte, em seguida foi a vez do maior Bao 8, agora a montadora lançará o Bao 3.
As primeiras imagens divulgadas oficialmente mostram um SUV compacto com pinta de aventureiro, com caixa de rodas mais largas e um tradicional estepe na traseira, esse que deverá ser um opcional, já que não aparece nos três veículos fotografados.
Apesar da proposta, alguns detalhes, como as luzes e faróis de LED mais finos, dão um aspecto mais moderno ao SUV, que deve medir aproximadamente 4,60 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.
A camuflagem ainda pesada das fotos de divulgação não nos deixam ter uma visão clara de como será o Bao 3, mas cada um dos três modelos têm uma cor principal: vermelho, amarelo e azul. Segundo a Car News China, essas serão as três cores disponíveis para o modelo.
Ainda não há imagens do interior, mas vazamentos revelados pelo site chinês Autohome mostram um painel com uma tela central bem grande e um quadro de instrumentos digital. No console central, há uma manopla para o câmbio e alguns interruptores, todos de metal.
Sobre a motorização, ainda não há muitos detalhes. A Car News China afirma que o Bao 3 rodará na plataforma DMO (Dual-Mode Off Road) da BYD, que geralmente é combinada com um trem de força elétrico. Entretanto, existe a possibilidade de ele ter pelo menos uma versão híbrida plug-in.
Nesse caso, o mais provável é que ele seja equipado com motor 1.5 turbo de 197 cv, que funciona na maior parte do tempo como um gerador, e só traciona em caso a bateria descarregue totalmente ou aconteça algum problema que faça os motores elétricos pararem de funcionar.
Acoplado ao 1.5 há um motor elétrico de 272 cv que traciona as rodas dianteiras. O eixo traseiro é tracionado por um segundo motor elétrico de 387 cv. Ao todo, são 686 cv e 77,5 kgfm de potência e torque combinados.
No Bao 5, o sistema é alimentado por uma bateria Blade de 31,8 kWh, que garante 125 km de autonomia elétrica. O alcance combinado pode chegar aos 1.200 km. Porém, por ser um modelo mais compacto, existe a possibilidade do Bao 3 ter uma bateria ligeiramente menor.
No Brasil, a marca Feng Cheng Bao estreia em 2025 e seus modelos serão vendidos em concessionárias a parte dos modelos BYD, junto com a Denza, outra marca mais luxuosa da montadora chinesa. Até agora, o Bao 5 é o único confirmado, mas nada impede que o seu ‘irmão’ menor chegue mais tarde para aumentar a oferta de modelos da marca.