Bentley Batur tem ouro em 3D na ‘saideira’ do motor W12 de 720 cv
Uso de impressoras 3D para moldar ouro na cabine é só um dos destaques do modelo que começa a adiantar os rumos da Bentley na era elétrica
A Bentley precisava definir como serão seus futuros carros elétricos e, para servir como um “protótipo”, o novo Batur acaba de ser apresentado na Monterey Car Week, na Califórnia. A experimentação está restrita ao estilo e ao luxo: sob o capô, o superesportivo é mais tradicional do que nunca.
Mais uma criação em parceria com a Mulliner — sua divisão de projetos artesanais — o Bentley Mulliner Batur reúne maravilhas do mundo inteiro em um cupê de duas portas. Seu nome, por exemplo, se refere a um lago formado em uma cratera de vulcão na Indonésia. Já os diferentes tipos de couro na cabine vêm de Itália e Escócia, a fim de diminuir as emissões de carbono na fabricação do carro.
Exterior e motor
Ainda que equipado por um motor W12 6.0 biturbo de 720 cv, o Mulliner Batur é uma certa prévia do primeiro Bentley elétrico, marcado para 2025. As novidades incluem uma grade retocada e uma linha que corta o capô e aumenta sua percepção de tamanho. Os faróis circulares também foram abandonados.
Segundo a marca, o desenho do Batur lembra um leão ou tigre, por exemplo, em posição de descanso. Mais do que essa licença poética, também houve a intenção de destacar o caimento traseiro de forma a sugerir que ali está o motor do carro.
Ele é a unidade mais potente a equipar um Bentley na história. O W12 6.0 estreou há 20 anos, no Continental GT, e desde então sofreu seguidas atualizações.
Dessa vez, elas incluem nova admissão, turbos melhorados, novos intercooleres e calibração sob medida. Esse trabalho permitiu que, desde 2002, a potência aumentasse em 40%, enquanto o consumo diminuiu 25%.
Além dos 720 cv, o W12 rende 102 kgfm de torque, com transmissão automática de oito marchas e dupla embreagem. Também há escape esportivo de titânio, com partes feitas em impressora 3D e som afinado meticulosamente. A Bentley já admite que, com a eletrificação iminente, o W12 chegou ao seu ápice e está em clima de despedida.
A suspensão a ar do Batur utiliza amortecedores com três câmaras, que enchem ou esvaziam para controlar a dureza do conjunto. Também um sistema de 48V dedicado à anti-rolagem ativa: em 0,3 s é possível entregar uma força imensa para compensar o balanço do carro, em conjunto com o diferencial de deslizamento limitado eletrônico, que completa o pacote de auxílio ao “piloto”.
Interior
Os dois ocupantes do Bentley Mulliner Batur desfrutarão de uma cabine acústica feita para apreciar o barulho dos doze cilindros. Muito mais do que isso, terão a chance de personalizar os mínimos detalhes do carro.
As partes metálicas, por exemplo, podem ter acabamento em tons claros ou escuros, além da opção em colocar tudo em titânio. Incrivelmente, os controles da saída de ar condicionado e outros botões são feitos em ouro 18 quilates, também moldados por impressoras 3D.
Como a inglesa pretende liderar o “luxo sustentável”, ela investiu pesado no uso de uma alternativa natural à fibra de carbono. A Natural Fibre é entrelaçada de maneira semelhante à fibra de carbono e o compósito sustentável tem acabamento acetinado brilhante.
Completando a “suíte presidencial”, há três tipos de couro diferentes (um para cada cor) e acabamento em Dinamica, um tipo de suede que substitui um quarto couro. Também há alumínio anodizado preto e mais detalhes de titânio, além de gravação a laser no painel que retrata as ondas sonoras do W12.
Todas as 18 unidades do Bentley Mulliner Batur já foram vendidas. Os magnatas sortudos manterão contato próximo com os artesãos da marca, que produzirão cada carro com altíssimo grau de autenticidade e personalização. As primeiras entregas devem acontecer no meio do ano que vem.