A Bentley promoveu um curioso desafio, daqueles que mexem com o imaginário das pessoas. Afinal, que tipo de veículo é capaz de percorrer uma grande distância em menor tempo? Desta vez, os dois envolvidos eram um carro – Continental GT V8 S Convertible – e um trem. O palco da disputa foi a Arábia Saudita.
A proposta era saber qual dos dois chegaria antes à cidade de Dammam, tendo como ponto de partida a capital Riad. O percurso tinha um total de 480 quilômetros. Ao volante do conversível da marca britânica, estava Steven Kane, conhecido piloto norte-irlandês que disputa a Blancpain Endurance Series.
O carro completou o longo percurso em 4 horas e 14 minutos, exatos seis minutos a menos do que o tempo que o trem levou para finalizar o desafio. “O calor, as condições, o fato de não saber onde o trem estava, ter que dirigir no limite legal de velocidade do país… foi uma corrida sem igual”, disse Kane após a prova.
O presente, portanto, repetiu o passado. Isso porque o desafio foi proposto exatamente para homenagear o capitão Woolf Barnato, piloto tricampeão de Le Mans e que competiu contra o famoso “Blue Train” em 1930 num trajeto entre Cannes e Calais. Na ocasião, Barnato, guiando um Bentley Speed Six, percorreu 1.340 km em 22 horas e meia, derrotando o trem por meros quatro minutos.
VEJA MAIS– Bicicleta, trem, tocha olímpica… as criações da Pininfarina que não são carros– Galeria: Bentley Continental GT V8 S