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Bicicletas e scooters elétricos estão derrubando a demanda de petróleo

Número de veículos do tipo chega a mais de 280 milhões

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h06 - Publicado em 24 nov 2023, 18h00
Bicicletas, scooters e patins elétricos têm frota mundial que passa dos 280 milhões (Divulgação/Divulgação)
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Carros elétricos costumam ser vistos como a melhor solução para problemas de emissões e consumo de combustíveis fósseis. No entanto, as bicicletas, scooters e patinetes elétricos têm feito mais pelo meio ambiente do que os automóveis e outras formas eletrificadas de transporte individual.

De acordo com o site The Conversation, o número mundial de veículos elétricos de duas e três rodas já passou de 280 milhões. A taxa de crescimento tem sido impulsionada por vários mercados, sendo o maior deles a China. A gigantesca frota global teria sido responsável pelo corte de 1% na demanda de petróleo, gerando uma economia de um milhão de barris por dia. É uma diminuição de demanda quatro vezes maior do que a gerada pelos carros elétricos. 

Como comparação, há 20 milhões de automóveis e derivados elétricos, além de 1,3 milhão de ônibus, vans e caminhões, uma quantidade muito menor do que as bicicletas, scooters e companhias, modelos que têm ainda a vantagem de usarem baterias menores, diminuindo o uso de materiais raros na construção delas.

Da mesma maneira que a diminuição da demanda por petróleo, o corte  de emissões é enorme. Segundo um estudo dos Estados Unidos, as emissões geradas pelo transporte podem cair cerca de 7% se 11% de todas as viagens forem feitas por bicicletas elétricas e outros modelos semelhantes. 

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A chamada micro mobilidade elétrica é considerada uma via mais eficiente em alguns quesitos. Como a maioria dos deslocamentos envolve um raio de alguns quilômetros, em média, bicicletas, scooters e patinetes podem ser bons substitutos, especialmente para viagens curtas, tais como ir ao trabalho, ao mercado ou farmácia. Lembrando que muitas dessas opções levam duas pessoas – há também outras que comportam um passageiro extra, mas são mais raras. 

Além disso, não geram trânsito, pois ocupam menos espaço que um automóvel tradicional. Sem falar no custo de operação quase que irrisório. Claro que o preço de tais veículos ainda é elevado, no entanto, a tendência de queda dos valores das baterias tende a beneficiar opções mais baratas de transporte eletrificado. 

E esse tipo de micro mobilidade pode ser combinada a outras formas de transporte de massa, permitindo uma integração melhor do que outros tipos de veículos. É quase que um transporte porta a porta.

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