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Bilionário compra LaFerrari e reclama do… peso das portas

Marshall Pruett disse que precisou chamar polícia para conseguir abrir as portas por dentro e sair do carro

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 dez 2016, 18h01 - Publicado em 8 dez 2016, 17h57
Ferrari LaFerrari de portas abertas
 (divulgação/Quatro Rodas)
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Cotada em no mínimo US$ 1,4 milhão nos Estados Unidos, a LaFerrari é um dos projetos mais avançados da história da Ferrari. Além de ser o primeiro modelo híbrido da marca, a macchina incorpora diversas tecnologias de ponta.

Mas parece que os engenheiros italianos se esqueceram de uma característica bastante banal: o peso das portas. Pelo menos é o que afirma Preston Henn, um bilionário da Flórida que precisou chamar a polícia para sair de dentro do veículo.

“Pode ser difícil de acreditar, mas comprei uma LaFerrari… e eu não gostei dela. Entrei no carro e não consegui mais sair, pois não percebi que a porta era tão pesada como de fato é. Precisei chamar a polícia para me ajudar a sair de lá sem problemas. Definitivamente não é um carro confortável”, afirmou Henn, em depoimento à revista Road & Track.

Apesar de a reclamação ter uma explicação física – enquanto do lado de fora é possível utilizar a força do corpo inteiro para abrir as portas, do lado de dentro é preciso utilizar apenas a força do braço esquerdo para levantá-la – o caso tem um contexto mais polêmico do que parece.

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Tudo começou quando Henn procurou os italianos para comprar uma LaFerrari Aperta (versão conversível do híbrido), enviando uma carta com um cheque de US$ 1 milhão assinado por ele mesmo como sinal da compra. Segundo Henn, o CEO da Fiat Chrysler Automobiles (então responsável pela marca Ferrari), Sergio Marchionne, ignorou a oferta e devolveu o cheque poucos dias depois.

Contrariado, o bilionário abriu um processo contra a Ferrari por difamação, alegando que a recusa foi “um desrespeito e o expôs ao ridículo”.

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Preston, porém, desistiu da ação legal (que pedia uma indenização de US$ 75 mil) tanto pelos altos custos quanto pelas poucas chances de vencer o processo. Diante disso, o empresário convocou seus advogados para pensar em uma alternativa para processar a empresa de Maranello – e aparentemente foi daí que nasceu a queixa sobre o peso das portas.

Dono de inúmeras raridades (incluindo uma Ferrari 275 GTB/C avaliada em US$ 80 milhões), Henn poderia facilmente comprar uma LaFerrari Aperta. No entanto, ele diz que o “relacionamento” de 50 anos com a marca italiana chegou ao fim. Tanto é que ele já encontrou um novo amor: o Acura NSX.

“Acabei de mandar uma carta (para a Acura) elogiando o NSX. É o melhor carro que eu já tive na vida. É inacreditável. Estamos falando de um carro muito, muito bom que custa US$ 200 mil contra… bem, a última Ferrari que comprei (e não estou falando da LaFerrari) custou US$ 750 mil”.

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