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BMW desiste de cobrar assinatura por equipamentos já instalados nos carros

Após muita revolta dos clientes, BMW volta atrás sobre serviços de assinatura para utilidades já presentes em softwares nos carros da marca

Por Rafael Sommadossi
12 set 2023, 20h22
O BMW iX3 é um SUV elétrico premium com cara e preço de carro a combustão. E isso é muito bom
O BMW iX3 é um SUV elétrico premium com cara e preço de carro a combustão. E isso é muito bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Deu a lógica. A BMW anunciou que está abandonando a estratégia de cobrar assinatura por recursos e equipamentos já estão presentes nos veículos de seus clientes, que teve início em 2022 em alguns mercados. 

 

Em uma entrevista à Autocar, Pieter Nota, do conselho de vendas e marketing da BMW, revelou os motivos por trás disso. Foi principalmente a receptividade dos clientes com a ideia de pagar uma assinatura à parte para que pudessem utilizar os recursos que normalmente já seriam considerados parte do pacote padrão dos carros.

BMW M3 Sedan
Bancos tipo concha têm couro e fibra de carbono no acabamento (Divulgação/BMW)

 

“O que não fazemos mais, e esse é um exemplo muito conhecido, é oferecer aquecimento dos bancos desta forma”, disse Pieter Nota. “Ou está dentro ou fora. Nós oferecemos pela fábrica e você tem ou não tem. Pensamos em prestar um serviço extra ao cliente, oferecendo a possibilidade de ativá-lo mais tarde, mas a aceitação não é tão elevada. As pessoas sentem que pagaram o dobro,  o que na verdade não era verdade, mas a percepção é a realidade, digo sempre. Então essa foi a razão pela qual paramos com isso.”

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Essa decisão da BMW marca uma resposta direta às preocupações e frustrações dos clientes. A empresa entendeu a importância de manter a confiança e a satisfação dos clientes em seu modelo de negócios.

BMW 320i M Sport
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

 

No entanto, a BMW não está abandonando completamente a ideia de serviços sob demanda. Pelo contrário, está intensificando os esforços dentro da área, concentrando-se em “funções sob demanda” relacionadas ao software e serviços.

Pieter Nota explicou: “Na verdade, agora estamos nos concentrando nessas ‘funções sob demanda’ em software e produtos relacionados a serviços, como assistência à direção e assistência ao estacionamento, que você pode adicionar posteriormente após a compra do carro, ou para certas funções que exigem transmissão de dados que os clientes estão acostumados a pagar em outras áreas.”

BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os serviços baseados em software, como o download de funcionalidades adicionais, têm sido bem aceitos pelos clientes, que compreendem a natureza desses recursos e estão dispostos a pagar por eles. Nota comparou esse modelo ao download de filmes ou recursos extras em aplicativos, destacando que essa abordagem tem sido bem-sucedida e bem recebida pelos consumidores.

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