BMW M4 CS será renovado em 2024 e M5 terá V8 híbrido do XM
Novo M4 CS terá tração integral e inovações do M3 CS, enquanto o M5 será híbrido com mais de 700 cv
A BMW prepara uma série de novidades para 2024 e a principal delas é um novo M4 CS. O cupê esportivo não recebe uma nova variante CS desde 2017, que será a intermediária entre a versão padrão e a CSL, ainda mais esportiva.
O novo M4 CS 2024 usará uma receita bem caseira. Isso porque a BMW informou que ele será fortemente baseado no M3 CS, apresentado em janeiro, que por sua vez, tem a mesma mecânica do M4 CSL. Só para você não se confundir com as siglas, CS vem de Coupe Sport e o “L” significa Lightweight, ou peso leve.
Então, o que esperar do próximo M4 CS? Um cupê esportivo com o motor 3.0 de seis cilindros, que no M3 CS gera 550 cv e 66,3 kgfm. Além disso, embora o foco não seja na redução de peso, o M3 também ganhou peças em plástico reforçado e fibra de carbono, e conseguiu perder 34 kg, logo, podemos esperar os mesmos materiais no irmão maior.
Um ponto importante é que o M4 CSL tem exclusivamente tração traseira. Já o M4 CS usa a tração integral xDrive com diferencial traseiro ativo, com embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força. Também é possível desligar a tração dianteira e o controle de tração. Se o M4 CS realmente for mais próximo do irmão menor, é bem provável que traga os mesmos sistemas.
O M4 CS também receberá algumas alterações no chassi, ganhando nova cinemática dos eixos, configurações de cambagem revisadas, novas molas auxiliares e barras estabilizadoras. Com todas essas alterações, o tempo de 0 a 100 km/h do coupé deverá ser bem próximo dos 3,2 s do M3 CS.
Outra novidade é que, tanto o M3 como o M4, ganharão um facelift de meio de vida – seguindo os modelos base, Série 3 e Série 4. Ainda não se pode ver muita coisa de ambos, mas é provável que seja algo bem sutil. Algumas fotos de protótipos sugerem que os dois recebam novos faróis, mas o resto não pode ser visto com clareza por conta da camuflagem.
Também há novidades para o M5. Tanto o sedã quanto a perua (Touring) ganharão um motor híbrido, que já conhecemos do XM Label Red. Ele combina um poderoso V8 biturbo de 585 cv e 76,5 kgfm e um motor elétrico de 197 cv e 28,7 kgfm, que juntos entregam 748 cv e 102 kgfm. Com essa mecânica, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e, graças ao sistema híbrido, faz até 58,8 km/l.
As novidades ainda não têm data certa para chegar. Espera-se que os facelifts cheguem cheguem no segundo trimestre de 2024, enquanto o M4 CS venha na segunda metade do próximo ano, custando cerca de 120.000 libras (aproximadamente R$ 726.000 na cotação atual), assim como os novos M5 sedã e M5 Touring.