BMW patenteia retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas
A nova tecnologia permite que as imagens sejam projetadas em uma parte parcialmente espelhada da janela, facilitando a adaptação do motorista.
A modernização vem avançando e mudando cada vez mais a maneira que dirigimos nossos carros. A BMW registrou a patente, no Instituto Europeu de Patentes, para um novo sistema de retrovisores, que utiliza câmeras e uma tela localizada nas janelas do motorista para projetar a imagem do que está vindo atrás do motorista.
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As imagens do protótipo vazaram no fórum da internet i4talk e mostram como funcionará todo o sistema de retrovisores.
A principal inovação do projeto da BMW em relação aos outros já existentes, como o do Audi E-Tron, está na posição da tela. Diferente do que é feito atualmente, as telas não são instaladas nas portas ou nos pilares do veículo. As imagens são projetadas em uma parte semi-espelhada das janelas dianteiras, a cerca de 0,5 a 2 metros do olho do motorista, como um head-up display.
O local escolhido facilita, principalmente, na adaptação do motorista ao novo sistema, já que projeção será feita no mesmo ponto da janela onde vemos os espelhos atuais.
O sistema também ajuda a diminuir o cansaço nos olhos do motorista e o tempo necessário para que ele altere entre a visão de perto e a de longe, permitindo que os olhos permaneçam focados a longa distância enquanto verifica os retrovisores.
Outro benefício é mais específico para os designers e engenheiros. As câmeras, por serem menores que os tradicionais espelhos, reduzem de arrasto sem perder o amplo campo de visão.
O sistema também permite que informações úteis sejam projetadas, como instruções de navegação, avisos de estacionamento e distância entre veículos, aumentando a segurança durante trocas de faixa. Vale ressaltar, que isso não é algo exclusivo da BMW, podendo ser facilmente replicado em tecnologias semelhantes.
E o que acontece se o motorista abrir a janela? Nada, pois a tela é refletida em uma parte fixa independente do resto da janela. O vidro espelhado também terá uma reflexibilidade variada, ajustada automaticamente de acordo com a luminosidade, evitando que fiquem visíveis de dia e não muito claros à noite.
Esse novo projeto pode ser considerado uma evolução do sistema implementado, em 2016, no BMW i8 Mirrorless, uma versão conceitual do esportivo que também não tinha espelhos. Ao invés disso, câmeras produziam uma imagem em 180º da parte de trás do veículo, que era reproduzida em uma tela, posicionada no lugar do retrovisor central.
A empresa alemã ainda não informou uma data para que o sistema seja implementado, nem maiores detalhes ou imagens. Talvez ainda demore um pouco, visto que em alguns países, como os Estados Unidos, são proibidas as câmeras no lugar dos tradicionais espelhos.
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