Em pleno domingo a BMW resolveu anunciar a versão de produção do seu conceito X5 xDrive40e com propulsão híbrida, feito sobre o conceito X5 eDrive e que foi apresentado durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2013.
O carro é um marco para a montadora alemã, já que é o primeiro híbrido de sua linha excluindo os modelos da linha i. O X5 xDrive40e vem equipado com motor a combustão 2.0 litros turbo a gasolina que desenvolve 248 cv e 35,69 mkgf de torque.
Além dele, um bloco elétrico gera mais 114 cv e e 25,49 mkgf de torque, o que resulta em um conjunto de 317 cv de potência e 45,89 mkgf de torque, o que permite o modelo acelerar de 0 até 100 km/h em 6,8 segundos e alcançar a velocidade máxima de 210 km/h limitada eletronicamente.
Apenas com o uso das baterias, que são de 9kWh de íons de lítio, o carro acelera até 120 km/h e tem 31 km de autonomia. Com o sistema híbrido, o X5 alcança consumo médio de 29 km/l de combustível e nível de emissões de CO2 de 78g/km.
As baterias foram instaladas abaixo do porta-malas, o que ainda garante espaço de carga entre 500 e 1.720 litros, e elas podem ser recarregadas em 3h50min em uma tomada normal de qualquer casa e em 2h45min com o sistema opcional BMW i Wallbox.
A produção será na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, Estados Unidos.