BMW Série 4 e i4 têm cara nova, motores atualizados e menos botões
As versões a combustão, com motores 2.0 e 3.0, passam a ter o auxílio de um sistema híbrido-leve de 48 volts
O BMW Série 4 passou recentemente por atualizações em suas versões cupê e conversível, incluindo as variantes feitas pela divisão M, no caso, o M4. Agora, chegou a vez das configurações mais familiares do modelo ganharem cara nova. É o caso do sedã Gran Coupe e do elétrico i4.
As mudanças são as mesmas para ambos os modelos, já que eles sempre foram praticamente idênticos – e continuam a ser. Na dianteira, os para-choques são novos, com aberturas maiores, enquanto os faróis ganham nova assinatura luminosa com dois traços. A única diferença entre o Gran Coupé (a combustão) e o i4, é a grade, que é quase toda fechada no elétrico.
O mesmo vale para a traseira, que tem diferenças ainda menores, já que o elétrico tem apliques na base do para-choque que simulam as saídas de escape da versão a combustão – esse grande aplique em preto brilhante, porém, está disponível no pacote M Sport. As lanternas com iluminação a laser estrearam no M4 CSL e estão presentes nas novidades também. Há ainda novas opções de cores exteriores, como os metálicos verde Cape York e o vermelho Vegas. De lado, há novas rodas de 19 e 20 polegadas.
As mudanças continuam no interior, que passou por uma redução no número de botões físicos. Os acabamentos empregados também são novos e variam de acordo com as versões, especialmente quando comparadas as elétricas e a combustão. No caso do i4, há um detalhe no centro do volante em azul, por exemplo. Bancos esportivos estão em todas as versões, assim como o tradicional conjunto curvo de telas.
Sob o capô, o 430i recebe um motor 2.0 turbo híbrido-leve, ou seja, com auxílio de um sistema de 48 volts. A BMW diz que o motor a combustão passou por reformulações, como na admissão e nas câmaras de combustão, além de injeção, ignição e sistema de gases de escape. A potência segue a mesma, com 259 cv, e torque é de 40,8 kgfm.
A versão esportiva, M440i, tem um 3.0 de seis cilindros em linha, também integrado a um sistema de 48 volts, que oferece 11 cv e 20,4 kgfm adicionais em determinadas situações, por 10 segundos. A potência total é de 391 cv e, o torque, de 55 kgfm. De acordo com a BMW, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos quando com tração traseira e, em 4,3 segundos, com tração integral.
Não há informações sobre mudanças mecânicas no elétrico mas, dado que o modelo ainda é recente no mercado, não houve alterações. Assim, ele deve seguir com as opções de 286 cv, 340 cv e 544 cv.