Depois de um teaser misterioso e uma foto vazada de dentro da fábrica, a novo BMW Série 5 finalmente foi apresentado. Para a nova geração, o sedã ganhou diversas novidades no que diz respeito a parte tecnológica de auxílio à condução mas, com certeza, a principal delas é que pela primeira vez o modelo terá motorização totalmente elétrica disponível na gama.
Em todas as variantes, a Série 5 terá algum nível de eletrificação. Além do i5, totalmente elétrico, ele também terá versões com motor a diesel e a gasolina auxiliados por um sistema híbrido leve de 48 volts. A BMW promete ainda que, dependendo da região, ele estará disponível em versões híbridas plug-in a partir de 2024.
Falando da inédita variante elétrica, o i5 estará disponível em duas variantes: eDrive40 e M60 xDrive. A primeira é mais básica com tração exclusivamente traseira, além de 340 cv e 43,8 kgfm. O torque máximo é liberado quando as funções Sport Boost ou Launch Control estão habilitadas e fazem o carro ir de 0 a 100 km/h em 6 segundos. A velocidade máxima é de 193 km/h, segundo informações da montadora.
Acima dela, a M60 xDrive traz o DNA divisão Motorsport consigo, não só no desempenho como também no visual. Nessa versão, a tração é integral gerada por um motor em cada eixo. Combinados, eles entregam 601 cv e até 81,1 kgfm. Assim como na versão inferior, o torque máximo só é entregue quando as funções de desempenho são ativadas e fazem o sedã ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir a velocidade máxima limitada de 230 km/h.
As duas versões usam a mesma bateria de 81,2 kWh. Graças à nova recuperação adaptativa e uma combinação inteligente de tecnologia de bomba de calor para aquecer e resfriar o interior, propulsão e bateria de alta tensão, o alcance máximo do i5 eDrive40 e M60 xDrive chega aos 582 km e 516 km, respectivamente.
A nova função MAX Range também ajuda o motorista nos momentos em que a carga está baixa. Ao ativá-la, a potência é limitada e as funções de conforto são desligadas, permitindo estender o alcance em até 25%, de acordo com a BMW. A bateria pode ser carregada em corrente alternada com potência entre 11 kW e 22 kW. Na corrente direta a potência máxima é de suportada é de 205 kW, permitindo ir de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Na Europa, a Série 5 também estará disponível com motor a gasolina de quatro cilindros com 210 cv, além de duas versões a diesel de 199 cv cada. Em todos os casos, os motores têm auxílio do sistema híbrido leve de 48 volts e a transmissão é a Steptronic Sport automática de oito marchas. Em outros mercados, a BMW também disponibilizará outras motorizações a gasolina de quatro e seis cilindros não especificadas.
Para 2024, além de duas versões plug-in, a BMW também promete uma terceira variante elétrica, assim como uma nova versão a diesel.
Maior e mais tecnológico
Não foi apenas na mecânica que a Série 5 mudou. O sedã também cresceu nessa nova geração, ganhando quase 10 cm de comprimento, totalizando agora 5,06 m. Todas as outras medidas ficaram maiores e agora o carro mede 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e 2,99 m de entre-eixos.
Já nos faróis podemos ver as primeiras mudanças estéticas. O formato das luzes se renovou sutilmente e agora estão mais apontadas para cima. As DLRs também mudaram e agora são compostos por barras verticais de led (antes tinham forma de L). O novo para-choque traz entradas de ar menores nas extremidades e a grade de duplo rim cresceu. No geral, o sedã ficou com um visual mais agressivo.
Por falar na grade, ela se difere um pouco entre o i5 M60 xDrive e as outras versões. Na maior parte das variantes, ela recebe as tradicionais barras verticais, mas no topo de linha ela é inteira preta e ostenta o símbolo da divisão esportiva M.
A traseira ganhou luzes mais minimalistas, compostas por três barras luminosas bem finas: duas vermelhas e uma branca no centro. No i5, para-choque preto avança para o porta-malas nas extremidades, se comparado com a geração interior. Mas nas versões a combustão, a peça é inteira na cor no veículo e esconde as saídas de escape.
Mas é no interior onde o minimalismo predomina. A BMW destaca a quantidade reduzida de controles e botões, que foram todos digitalizados e incluídos na central multimídia. Ela é composta por uma tela curva e integrada, dividida entre o quadro de instrumentos de 12,3’’ e a tela principal de 14,9’’. O volante foi redesenhado com uma seção inferior achatada e feedback tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central.
O acabamento interno traz muito luxo, mas nada de couro. Pela primeira vez, a BMW traz um interior totalmente vegano em um de seus carros, ou seja, nenhum dos materiais usados vem de origem animal. Mas eles oferecem o acabamento opcional em couro Merino, caso o cliente deseje.
Para auxiliar o motorista, a Série 5 está equipado com uma série de assistentes. O principal deles é o Driving Assistant Professional com função Stop & Go, que reduz o trabalho do motorista no anda e para do trânsito. Mas em países específicos, como EUA, Canadá e Alemanha, ele também tem a função Highway Assistant, que permite o motorista retirar totalmente as mãos do volante em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas. Essa função só funciona em velocidades de até 130 km/h e o condutor deve continuar prestando total atenção na estrada.
Outra novidade é o Active Lane Change Assistant com ativação visual. O assistente sugere ao motorista uma mudança de faixa e o motorista pode confirmá-la apenas olhando para o retrovisor externo. Se as condições de tráfego permitirem, o carro assume sozinho a função de fazer a troca de faixas de maneira segura.
E se a tarefa de fazer uma baliza é muito difícil, a Série 5 resolve isso para você. Em manobras de até 200 metros, o Parking Assistant assume o comando da direção. Se quiser mais conforto, há o opcional Parking Assistant Pro, que permite controlar o veículo pelo smartphone.
Todos os sistemas e aplicativos do Android Auto e Apple CarPlay serão atualizados remotamente através da conexão 5G. A Série 5 também estreia o AirConsole que permite aos ocupantes jogar videogame, mas somente enquanto o carro estiver parado.
O lançamento oficial será feito a partir de outubro, quando a Série 5 estará disponível para compra nos principais mercados. Os preços ainda não foram divulgados.