BMW Série 5 ganha versões híbridas que fazem até 167 km/l
Incrementos mecânicos, bateria maior e eficiência do motor a combustão fazem com que novo BMW Série 5 híbrido plug-in espante pelo baixo consumo
Em maio a BMW lançou a oitava geração do Série 5. O sedã chamou a atenção por trazer diferentes níveis de eletrificação em todas as versões, apresentando modelos totalmente elétricos e os híbridos leves com sistema de 48 volts.
Agora, mais duas versões chegam para complementar a oferta de eletrificados, trazendo um novo sistema híbrido plug-in. São o 530e e o 550e xDrive, ambos com motor elétrico especialmente projetado para PHEVs, integrado à transmissão Steptronic Sport de oito marchas que divide a força do par de motores para as quatro rodas.
Os dois usam o mais recente sistema e-Drive da BMW, que, no 530e, oferece mais alcance, enquanto no 550e foca na potência. Dessa forma, são 180 cv extras na versão básica e 197 cv na variante com pegada esportiva graças ao propulsor elétrico.
Nos dois casos, a bateria é a mesma de 19,4 kWh. A montadora afirma que ela teve sua potência de carregamento dobrada, chegando aos 7,4 kW, com isso o carregamento de 0 a 100% é feito em 3h15min. Já nos carregadores domésticos, o intervalo sobe para 11 horas e 45 minutos. Não há carregamento em corrente contínua.
Outra característica que a dupla tem em comum é uma nova tecnologia patenteada pela BMW. Ela permite aumentar o torque nominal do motor elétrico de 28,5 kgfm para 45,9 kgfm graças a uma pré-transmissão. De acordo com a montadora, isso faz com que motores elétricos, mesmo mais compactos, consigam entregar um torque equivalente ao de motores maiores e mais pesados. Essa força adicional pode ser facilmente sentida nas acelerações e retomadas, diz a marca.
O ‘coração’ de ambos também é diferente. No 530e quem faz a maior parte do trabalho é um motor quatro cilindros 2.0 biturbo a gasolina, que combinado, com o elétrico, entrega 299 cv e 45,9 kgfm. Mesmo que seu foco não seja a esportividade ele não é lento, indo de 0 a 100 km/h em 6,3 s.
Mas o forte dessa versão é a autonomia, podendo fazer de 93 km a 103 km em modo puramente elétrico, no ciclo WLTP. A BMW declara um ótimo consumo combinado, ficando entre 125 km/l e 166,66 km/l, segundo esse padrão de medição.
Mais potente, o 550e xDrive está equipado com um motor 3.0 de seis cilindros para entregar ao todo 489 cv e 71,4 kgfm. Logo, sua aceleração é bem melhor, levando 4,3 s para ir de 0 a 100 km/h. Porém, a velocidade máxima de ambos é bem parecida: 230 km/h para o 530e e 250 km/h (limitada eletronicamente) para o 550e. Em ambos os modelos, só é possível usar o motor elétrico após os 140 km/h.
Para ter mais potência, o 550e perde no consumo. No modo puramente elétrico ele pode fazer entre 83 km a 90 km (WLTP). Desse modo, seu consumo combinado cai e fica entre 100 km/l e 125 km/l — muito longe de ser considerado ruim.
Em matéria de design, ele segue à risca o que vimos no Série 5 híbrido leve apresentado em maio. Ou seja, traz as mudanças introduzidas na nova geração, como faróis mais pontudos, DLRs com formato de riscos verticais, grade duplo rim maior e para-choque com entradas de ar lateral um pouco menores.
A BMW também não especificou nada sobre o interior do Série 5 plug-in. Logo, podemos esperar que ele tenha o mesmo interior luxuoso com acabamento vegano, sem qualquer uso de material de origem animal. Também podemos esperar itens como Driving Assistant Professional com função Stop & Go, que reduz o trabalho do motorista no anda e para do trânsito, e o Active Lane Change Assistant, que sugere uma troca de faixa ao motorista, podendo confirmar a ação apenas pelo olhar. O mesmo vale para a tela curva e integrada, dividida entre o quadro de instrumentos de 12,3’’ e a tela principal de 14,9’’.
De especial, a BMW traz para os modelos plug-ins o BMW IconicSounds Electric. Em modo elétrico, conforme o motorista pisa no acelerador, uma resposta sonora gradativa é emitida pelo carro. Os sons foram compostos em uma parceria da montadora com o renomado compositor de cinema, Hans Zimmer.
Os plug-ins também são equipadas com o Adaptive Chassis Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente, suspensão rebaixada e direção ativa integral para melhorar a dinâmica do carro em velocidades médias e altas. Por fim, a cabine traz o sistema de iluminação Interaction Bar, que se estende por todo o console até os painéis de porta e tem barras sensíveis ao toque que permitem controlar a climatização e ativar as luzes de emergência.
A expectativa é que os Série 5 plug-in cheguem em 2024, mas seu lançamento oficial será em novembro. Nessa data, provavelmente, serão revelados os preços e os mercados em que o sedã estará disponível.