BMW supera Tesla e lança piloto automático que é automático de verdade
Função estreia no BMW Série 7 e permite ao motorista largar o volante e fazer outras coisas sem cometer infrações de trânsito
Quando o assunto é automação veicular, muitos pensam que a Tesla oferece o melhor “piloto automático” do mercado. Na verdade, a norte-americana perde para duas alemãs: a Mercedes-Benz e a BMW, que acaba de se tornar mais uma fabricante a oferecer o desejado nível 3 de carros autônomos.
Com base na classificação da SAE, o nível 3 é o primeiro grau de automação que permite ao motorista, de fato, abrir mão de comandar o carro. No caso do novo Série 7, quem cuidará da condução é o BMW Personal Pilot L3, software que poderá ser comprado online a partir do mês que vem, por 6.000 euros. Em março, bastará ao proprietário fazer o download via central multimídia e o seu carro estará habilitado à função.
Ainda que os carros da Tesla tenham boas funções de automação, a empresa de Elon Musk não passa do nível 2 da escala. Na prática, as diferenças são aparentemente pequenas, mas é a partir do nível 3 que, legalmente, o motorista pode se distrair com outras coisas sem ser responsabilizado por eventuais acidentes.
Para tanto, é necessário que o carro ofereça boa dose de confiança. Logo, os BMW aptos ao Personal Pilot L3 trazem sensores de GPS altamente precisos, que funcionam em conjunto com câmeras com visão em 360º e conectados à nuvem via 5G.
Dessa forma, a inteligência artificial do carro compreende bem o ambiente ao seu redor, ainda mais com o uso de sensores ultrassônicos e o lidar — dispositivo que gera uma imagem 3D com o disparo de lasers. É justamente o lidar que vem possibilitando que montadoras atinjam o nível 3 de automação. A Tesla, entretanto, se apoia em câmeras e redes neurais, com o elevado custo do equipamento desagradando Elon Musk.
A BMW garante: com o piloto automático ativado, o motorista pode esquecer da estrada e se dedicar a tarefas secundárias, como escrever e-mails ou assistir a um streaming na central multimídia. Mas existem situações em que a intervenção humana é necessária (ao contrário dos níveis mais altos). Nesse caso, o Série 7 emitirá alertas para que o condutor reassuma o volante. Se, depois de vários avisos, isso não acontecer, o carro encosta automaticamente no acostamento.
Isso acontece porque, mesmo com tantos equipamentos, ainda não chegamos perto da automação total. Tanto que o Personal Pilot L3 só funciona na Alemanha, em estradas separadas por canteiros centrais e a no máximo 60 km/h, por enquanto. Esse é o primeiro sistema, todavia, que funciona à noite.