BMW X5 será primeiro híbrido plug-in e carro mais potente feito no Brasil
Atualmente importado, BMW X5 híbrido plug-in será produzido em Santa Catarina já neste ano, fazendo do SUV recordista e pioneiro entre os carros nacionais
A BMW está bem satisfeita com os resultados no Brasil, onde bateu recordes de vendas em 2023. Mas sempre dá para melhorar, e a marca alemã anunciou que o BMW X5 híbrido plug-in agora será feito na planta de Araquari (SC), ao invés de ser trazido do exterior. A medida aproveitará a expansão da unidade catarinense, e a linha de produção do X5 terá início ainda neste ano.
Dessa forma, caberá ao SUV o pioneirismo de ser o primeiro híbrido plug-in produzido no Brasil e na América do Sul, com a fabricação local sendo um passo rumo a maior penetração e competitividade da alemã. O BMW X5 PHEV também será o carro nacional mais potente de todos, com 489 cv e torque de 71,4 kgfm.
Esses são os números do X5 xDrive50e, variante que já era importada e será nacionalizada a partir do último trimestre de 2024. Ela une o famoso motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha (313 cv/45,9 kgfm) ao motor elétrico, em duas versões de mecânica idêntica.
Curiosamente, a BMW anunciou que os preços atuais serão mantidos, mas não especificou se ambas as versão à venda se tornarão nacionais ou apenas uma delas. De todo modo, os valores do X5 híbrido nacional estarão entre R$ 731.950 (X-Line) e R$ 782.950 (M Sport). As duas opções se diferenciam apenas por equipamentos, estética e afins, vale repetir.
Tração integral e câmbio automático de oito marchas ajudam o SUV a ir de 0 a 100 km/h em 5,6 s, conforme dados de fábrica. Já a bateria com 20,9 kWh de capacidade líquida permite cerca de 80 km de alcance apenas com uso do motor elétrico (197 cv/28,5 kgfm).
O BMW X5 chama atenção pela iluminação da icônica grade em duplo rim, mas também pelos seus 4,93 m de comprimento — quase do tamanho de uma picape média. Logo, há espaço farto para os cinco ocupantes, cujas comodidades incluem ar-condicionado com quatro zonas, teto solar panorâmico, sistema de som Hi-Fi e cortinas retráteis nas janelas.
Quase toda a cabine é revestida em couro com jogo de luzes personalizáveis servindo à decoração. As telas flutuantes e curvadas, que totalizam cerca de 25″ e servem de central multimídia e quadro de instrumentos digital, estão presentes. A suspensão adaptativa a ar também é item de série
Ouvindo o freguês
Com 3.197 emplacamentos, a BMW liderou as segmentas entre os carros de luxo no Brasil em 2023, mantendo o título pelo quinto ano consecutivo. O aumento em relação a 2022 foi de 10,7%, mas isso não significa que os alemães pretendem largar a prudência — pelo contrário.
Os executivos reforçaram que outros carros híbridos e elétricos estão a caminho, mas a ideia-base é esperar que a demanda vá surgindo ao invés de induzi-la. Mas a eletrificação é caminho óbvio, e a montadora já prepara medidas de estímulo incluindo, também, a infraestrutura de carregamento.
A estratégia é focar no carregamento doméstico, inclusive permitindo que seus veículos possam ser recarregados em corrente alternada a 22 kW (o que permite aproveitar os eletropostos AC, maioria no Brasil). Todavia, os carregadores rápidos (DC) são essenciais para viajar pelo país, e estão na mira da empresa. “Também estamos de olho no carregamento público, e boas novidades serão anunciadas em breve”, disse a QUATRO RODAS o CEO da BMW na América Latina, Reiner Braun.