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Brasil poderá exigir pontos de recarga de carros elétricos nas rodovias

Projeto prevê linhas de crédito especiais para que donos de postos possam fazer a instalação e, assim, facilitar a adoção de elétricos no Brasil

Por Bruno dos Santos, com informações da Agência Senado
6 mar 2023, 19h31
Sem sucesso na recarga durante a noite, um posto foi a salvação no retorno
Carregadores rápidos são essenciais para viajar com um carro elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Visando aumentar o incentivo aos carros elétricos, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou um projeto de lei propondo a obrigatoriedade de pontos de recarga rápida em postos de abastecimentos em rodovias federais.

A intenção do projeto é fazer com que os carros elétricos possam sair das cidades e ganhar as rodovias, incentivando também a eletrificação de caminhões e ônibus. Segundo a senadora, o planejamento e execução de iniciativas como essa, com energias limpas e sem poluentes, é função do governo.

“A atuação do Governo federal como indutor dessa demanda é fundamental para tornar o carro elétrico um sucesso”, disse Gama. A senadora acredita que a eventual aplicação da lei permitirá que “os donos desses veículos possam usar as rodovias federais sem enfrentar problemas com a autonomia.”

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Diferença entre carregador DC (esq.) e AC fica clara na estrutura, no ventilador que é ativado durante o carregamento e na grossura do cabo
Instalação seria financiada por linhas de crédito especiais (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

O PL 392/2023 ainda não foi distribuído para as comissões da casa legislativa. Ele determina que, a partir de sua aprovação, os postos têm 12 meses para ter pontos de recarga para carros elétricos. Além disso, o governo deve regulamentar as especificações técnicas dos equipamentos que serão usados como a potência dos carregadores.

Para aliviar o bolso dos donos de postos, o PL prevê que a Lei de Diretrizes Orçamentárias inclua linhas de crédito que incentivem essas mudanças nos estabelecimentos pelo prazo de dez anos. Quem não cumprir a proposta, entretanto, estará sujeito a multa pelos termos da regulamentação do setor de energia.

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