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Brasil terá nova fábrica de baterias para veículos elétricos já em 2023

Nova planta da BorgWarner em São Paulo é passo significativo para que o Brasil produza veículos elétricos em escala em futuro próximo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 29 nov 2022, 17h10 - Publicado em 29 nov 2022, 13h11
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  • Baterias de íons de lítio suportam recarga rápida (150 kW) e são refrigeradas a água
    Fabricantes de caminhões elétricos nacionais, como o Volkswagen e-Delivery (foto), estão entre os clientes iniciais da planta (Divulgação/Volkswagen)

    Já não é segredo para ninguém que o futuro pertence aos carros elétricos e, para não virar um país meramente importador, naturalmente o Brasil produzirá veículos do tipo. Como poucas montadoras também fabricam suas baterias, o novo passo dado pela BorgWarner é importante.

    Famosa por seus turbocompressores, a fornecedoras de componentes automotivos anunciou que a cidade de Piracicaba (SP) receberá uma planta dedicada à produção de sistemas de bateria automotiva. O início das operações está marcado já para o primeiro trimestre de 2023.

    “Esta instalação produzirá componentes de veículos elétricos inovadores, globais e de ponta”, disse Henk Vanthournout, vice-presidente e gerente-geral de sistemas globais de baterias da BorgWarner durante o anúncio.

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    Num primeiro momento, o trabalho da nova fábrica será de montar em pacotes maiores as células energéticas importadas e uni-las a outros componentes vitais do sistema elétrico, como inversores e sistemas de gerenciamento energético e térmico, que devem ser produzidos nacionalmente. Em uma segunda fase, a BorgWarner realizará a produção de todos os componentes principais no Brasil, importando uma minoria de peças.

    BorgWarner-AKASystem
    Um dos sistemas de bateria que a BorgWarner fará no Brasil (BorgWarner/Divulgação)

    Segundo o site InsideEVs, o único cliente já anunciado é a Mercedes-Benz, que usará os novos produtos nacionais em sua linha de ônibus elétricos. Esse é, inclusive, o foco primordial da BorgWarner, que estaria negociando com outras três companhias segundo Auto Data. Além dos coletivos, a empresa também vê potencial em fornecer baterias para veículos de frete urbano, semelhantes ao Volkswagen e-Delivery por exemplo.

    Como haverá uma rede de fornecedores nacionais envolvidos na empreitada, espera-se que a cadeia de suprimentos de carros elétricos no Brasil se fortaleça com a nova fábrica.

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