Brasil torna-se o principal destino de carros elétricos chineses
País lidera o ranking de exportações chinesas de eletrificados nos meses de março e abril. Houve um aumento de 13 vezes em comparação com 2023
Há dois anos, duas empresas chinesas iniciaram suas operações brasileiras, BYD e GWM, e ambas dominam o ranking de vendas de carros elétricos e eletrificados no Brasil. Em breve, outras marcas chegarão por aqui vindas da China, como Zeekr, Omoda, Jaecoo e mais. Nesta semana, mais uma anunciou sua chegada por aqui, a Neta. Em todos os casos, ao menos a operação inicial é com veículos importados, já que algumas planejam produção nacional para os próximos anos.
Esse movimento fez com que o Brasil se tornasse o principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos plug-in fabricados na China. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de veículos eletrificados para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril – o segundo mês consecutivo que o país fica como maior destino de carros chineses. Em janeiro, o Brasil ocupava a décima posição nesse ranking.
Os dados da CPCA também mostram uma diminuição significativa nas importações de veículos elétricos chineses por países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega entre janeiro e abril – pelo fato de que o bloco europeu pode aplicar subsídios para as marcas locais.
Em abril, o Brasil também se destacou como o segundo maior destino de exportação de automóveis chineses de todos os tipos, atrás apenas da Rússia, que manteve a liderança. Apesar das sanções ocidentais, a Rússia continua a ser o principal mercado de exportação para os veículos chineses. Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações para o Brasil aumentaram 536%, alcançando 106.448 unidades.
A BYD já é a marca que mais vende carros elétricos, seguida pela GWM, e ambas já tem fábricas confirmadas para o país. A BYD comprou a fábrica da Ford em Camaçari (BA) e tem a intenção de iniciar a produção até o início de 2025.
Já a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e no dia 1º de maio de 2025 iniciará a fabricação do Haval H6. Outros modelos poderão ser produzidos na unidade, como mais SUVs e o elétrico Ora 03.