O segmento de SUVs médios nunca esteve tão agitado. O Toyota Corolla Cross estreou em março e até junho a Volkswagen lança o Taos, mas o único com tração 4×4 é o Jeep Compass, que terá sua reestilização lançada oficialmente nesta semana. Mas, ao que parece, ele terá um bom rival a partir de 20 de maio. Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões:
O Ford Bronco Sport será vendido no Brasil em versão única, Wildtrak, neste primeiro momento. Ela é equivalente a topo de linha Badlands vendida nos Estados Unidos, mas com alguns equipamentos que são opcionais por lá.
O motor é sempre o 2.0 EcoBoost, conhecido por ter sido usado na última geração do Ford Fusion, mas com potência menor: são 240 cv, contra 248 cv do último Fusion e 250 cv do Bronco Sport vendido nos EUA. Desta vez o câmbio é automático de oito marchas e não o antigo com seis.
Ter menos cavalos pode até parecer irônico. Assim como Mustang, Pinto e Corcel, Bronco é um tipo de cavalo. É assim que chamam, nos EUA, cavalos chucros, difíceis de domar. Mas o Bronco Sport promete fazer o possível para ser facilmente domável em qualquer tipo de terreno.
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Assim como o Bronco Sport Badlands, o Wildtrak herda o sistema de tração mais avançado disponível para o SUV, com dois conjuntos de embreagens no diferencial que ajudam a fazer a modulação ideal do torque em função do terreno. O seletor, chamado G.O.A.T Modes. Goat é bode ou cabra em inglês, brincando propositalmente com a capacidade deles de enfrentar obstáculos saltando. O Bronco Sport ainda não consegue saltar, mas tem sete modos de tração: Eco, Normal, Esportivo, Terra, Neve, Lama e Rochas.
Nessa configuração a suspensão também recebe acerto voltado para o uso no fora-de-estrada. Mas desta vez nem sequer foi possível dar uma voltinha no Broco Sport – o que até já fizemos no México.
O que o Bronco Sport tem?
O Ford Bronco Sport será lançado no Brasil com faróis full-led, chave presencial, porta-malas com revestimento emborrachado e abridor de garrafa embutido, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, quadro de instrumentos com tela colorida de 6,5 polegadas, tomada de 110V, central multimídia Sync 3, sistema FordPass e e piloto automático adaptativo com correção de trajetória, além de nove airbags.
Também entram na conta bancos com couro bicolor e perfurado com aquecimento, volante revestido de couro e sistema de som Bang&Olufsen com 10 alto-falantes, rodas aro 17 e pneus 225/65 de uso misto. Ele até tem teto solar, mas não é panorâmico. Por outro lado, o porta-malas (que nas medições mexicanas tem 481 litro) tem uma plataforma plástica que pode ser usada tanto para dividir o compartimento em dois andares, quanto como uma mesa.
Com quem o Ford Bronco Sport concorre?
O Bronco Sport tem o porte do novo Jeep Compass. Ele mede 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. E o Jeep tem respectivamente: 4,41 m, 1,81 m, 1,63 m e 2,63 m. A maior variação está na altura.
O detalhe mais delicado é que o Ford Bronco Sport Wildtrak custará cerca de R$ 250.000, pouco acima do que é esperado para o novo Jeep Compass Trailhawk 2022, que custa R$ 224.304 com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Equipado com itens tecnológicos e teto solar panorâmico, porém, seu preço vai a R$ 245.702.
Não há muitos SUVs médios nessa mesma faixa de preço. O VW Tiguan R-Line tem motor 2.0 TSI de 230 cv, sete lugares, tração integral e custa R$ 230.000. Já o Land Rover Discovery Sport com motor 2;0 de 250 cv parte dos R$ 280.000.
Fotos do Ford Bronco Sport 2.0 Badlands
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