Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Bugatti e Rimac terão joint venture para desenvolver hipercarros elétricos

Com o nome de Bugatti-Rimac, a nova empresa manterá as marcas separadas e focará no compartilhamento de entre as duas

Por João Vitor Ferreira
5 jul 2021, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • carros bugatti e Rimac
    (Rimac/Divulgação)

    Após especulações, Bugatti e Rimac vão se juntar em uma joint venture. A nova empresa se chamará Rimac-Bugatti LLC e combinará a experiência centenária da marca francesa, com a tecnologia adquirida pela empresa croata com carros elétricos, para criar uma nova gama de hipercarros elétricos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    As marcas permanecerão separadas, mantendo suas fábricas, unidades de distribuição e produção dos seus principais modelos – Chiron e Nevera.

    Continua após a publicidade

    A partir de 2023, a nova empresa terá sede única no Campus Rimac, um centro de desenvolvimento e pesquisas tecnológicas em Zagreb, que contará com 2.500 funcionários. Até o momento, ambas as marcas juntas empregam 430 pessoas – 130 na fábrica da Bugatti em Molsheim, na França, e 300 na capital croata.

    O Rimac Group será dono da maior fatia da nova empresa, com 55% de participação. A Porsche, que assim como a Bugatti também pertence ao grupo Volkswagen, terá 45%. Vale lembrar que após investimentos de 83 milhões de euros, a Porsche virou detentora de 24% do Rimac Group, dividindo o resto com Mate Rimac, criador da empresa que detém 37%, a Hyundai Motor Group com 12% e outros investidores que compõem os 27% restantes.

    O próprio Mate Rimac será o CEO da Bugatti-Rimac, contando com Oliver Blume e Lutz Meschke, presidente e vice da Porsche, como membros do conselho supervisor. 

    Continua após a publicidade

    A Rimac, diferente da já consolidada Bugatti, é uma empresa recente, fundada em 2009, quando Mate tinha somente 21 anos. De lá pra cá, se especializou no ramo de motores elétricos e baterias, podendo ser essa a tecnologia que a marca francesa esteja procurando para substituir o seu W16 a gasolina. Além do Nevera, a Rimac também lançou o Concept One e trabalhou para marcas como Jaguar, Aston Martin e a sueca Koenigsegg.

    esquema de divisão das empresas da nova joint venture
    Esquema que mostra a ligação e divisão de ações das empresas envolvidas na junção entre Bugatti e Rimac (Rimac/Divulgação)

    “Acabamos de lançar nosso mais recente hipercarro, o Nevera, com aclamação global universal. Portanto, não posso começar a dizer o quão animado estou com o potencial dessas duas marcas incríveis combinando conhecimento, tecnologias e valores para criar alguns projetos verdadeiramente especiais no futuro.”, comentou o fundador da Rimac.

    Continua após a publicidade

    Todo o fornecimento de tecnologia e desenvolvimento ficará a cargo do braço tecnológico da empresa croata, agora chamado de Rimac Technology. Essa nova entidade será uma empresa independente – que também pertence ao Rimac Group – portanto, poderá trabalhar para montadoras de todo o mundo.

    Rimac e Bugatti
    (Rimac/Divulgação)

    “Estamos combinando a forte experiência da Bugatti no negócio de hipercarros com a tremenda força inovadora da Rimac no campo altamente promissor da eletromobilidade. A Bugatti está contribuindo com uma marca rica em tradição, produtos icônicos, uma base de clientes leais e uma rede global de revendedores para a joint venture. Além da tecnologia, a Rimac está contribuindo com novos desenvolvimentos e abordagens organizacionais.”, conta Oliver Blume.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.