A BYD está sob investigação na China por possíveis danos à saúde de moradores de Changsha, cidade com cerca de 10 milhões de habitantes, que abriga uma fábrica da montadora.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Há relatos de que poluentes emitidos pelo empreendimento tenham causado sangramento no nariz de crianças que moram próximas ao local.
Moradores relataram ao jornal chinês People’s Daily que o forte odor na região também tem provocado forte incômodo na garganta. Na última sexta-feira, 6, foi realizado um protesto em frente à planta que começou a operar em 2012.
Em comunicado divulgado na rede social chinesa Sina Weibo, a BYD alegou que a fábrica de Changsha cumpre com todas as regras de emissão de poluentes impostas no país. A montadora, conhecida no Brasil pela produção de carros elétricos, reforçou ainda que tem tomado medidas para diminuir o impacto das emissões aos moradores da região.
Ainda no comunicado, a empresa afirmou que os relatos divulgados na internet em relação à saúde das crianças são infundados e maliciosos. Além disso, a BYD informou que acionou as autoridades locais para investigar o caso.
A BYD é a quarta maior fabricante global de veículos elétricos. A empresa tem projeção de receita na casa dos 12 bilhões de dólares em 2022, o que representa algo em torno de R$ 61,5 bilhões.