A BYD e a Uber estão unindo forças para promover a mobilidade elétrica no mundo. O projeto visa oferecer condições especiais para que os motoristas da plataforma comprem e mantenham veículos elétricos. Além disso, ambas vão colaborar para a introdução e desenvolvimento de veículos autônomos.
De acordo com as empresas, a ideia é levar 100.000 veículos novos da BYD para mercados importantes globalmente, todos adicionados à plataforma Uber. Os motoristas parceiros terão condições exclusivas para adquirir os carros, como preços reduzidos, ofertas exclusivas de financiamento e leasing, além de descontos em carregamento, na manutenção de veículos ou em seguros.
“Quando um motorista da Uber faz a transição para um veículo elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões em comparação a um motorista comum, simplesmente por estar na estrada por mais tempo. Muitos passageiros também nos dizem que a primeira experiência deles com um veículo elétrico é em uma viagem de Uber, e estamos empolgados em ajudar a demonstrar os benefícios dos veículos elétricos para mais pessoas ao redor do mundo.”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
A parceria também envolve a tecnologia de carros autônomos. As duas empresas vão colaborar no desenvolvimento de veículos autônomos da BYD, que futuramente farão parte da frota da Uber.
A Uber já desenvolve projetos com carros autônomos, entre eles o Hyundai Ioniq 5, mas todos estão em fase de testes e não têm envolvimento direto com a montadora.
O projeto vai começar pela Europa e América do Sul. Posteriormente, ele será expandido para regiões como Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior mercado da Uber no mundo, logo, é bem provável que o nosso país seja uma das prioridades para a implementação dessa parceria.
“Estamos felizes em unir forças com uma líder global como a Uber para não apenas acelerar a transição para veículos elétricos, mas também tornar o transporte sustentável acessível para todos. Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos para ver nossos veículos elétricos de ponta se tornarem cada vez mais comuns nas ruas das cidades ao redor do mundo.”, disse Stella Li, CEO da BYD America.