BYD Seal X é hatch médio elétrico contra Civic Type R e GR Corolla
Derivado do conceito Ocean-M, o modelo de produção tem design menos empolgante, mas as promessas de esportividade são as mesmas
Os hatches médios estão em extinção, mas a eletricidade pode salvar esse segmento. É nele que se encaixa o BYD Seal X, apresentado no Salão de Pequim como o conceito Ocean-M. A versão de produção foi revelada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
Posicionado acima do Dolphin, o 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,82 m de entre-eixos, o BYD Seal X é bem maior que um Honda City hatch, por exemplo, e promete se destacar pelo espaço interno.
Além de reviver a categoria dos hatches médios, o Seal X também poderá integrar o grupo dos hot hatches quando equipado com dois motores elétricos que rendem até 421 cv e proporcionam tração integral – os dois “rivais” a combustão seriam o Civic Type R e o GR Corolla, com aproximados 300 cv. De acordo com a imprensa chinesa, porém, não há confirmação da letra “X” no nome final. Na documentação oficial constam nomes como Seal 06 GT, Seal MINI e Seal 05 EV.
Haverá também uma versão mais “pé no chão”, com tração traseira e único motor de 271 cv. Ambas as versões utilizarão a já conhecida bateria Blade, de fosfato de ferro lítio, mas ainda não há informações sobre autonomia.
Visualmente, o compacto elétrico chama a atenção pelos faróis afilados e pela grade com design esportivo, mas o divisor aerodinâmico do Ocean-M foi eliminado e, na versão de produção, existem entradas de ar com novo formato. As grandes aberturas no capô do carro-conceito também não são vistas no modelo final.
As mudanças continuam nas laterais do hatch, onde as grandes aletas aerodinâmicas não são encontradas. E a asa traseira fixa do conceito é substituída por um difusor traseiro com alguns elementos pontiagudos para conferir mais esportividade. O modelo também vem equipado com Lidar, um sensor a laser utilizado em carros autônomos.