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BYD Song Plus 2025 tem motor 1.5 mais fraco e passou a gastar mais

SUV médio híbrido ganhou nova bateria para maior autonomia elétrica, mas peso extra pode ser culpado de consumo mais alto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2024, 07h00
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 (Divulgação/BYD)
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O BYD Song Plus 2025 está à venda no Brasil desde maio com uma importante atualização em seu sistema híbrido plug-in: a capacidade da sua bateria foi aumentada de 8,3 kWh para 18,3 kWh. Mas essa atualização implicou em outras diferenças técnicas.

Um dos dilemas dos carros híbridos plug-in está em conciliar o peso do motor a combustão e do tanque de combustível e o peso do sistema elétrico, com motores adicionais, bateria, carregador on-board sem comprometer o desempenho e a eficiência. Mas uma bateria maior, invariavelmente pesa mais.

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(Divulgação/BYD)

Com 10 kWh extras disponíveis, o BYD Song Plus 2025 tem autonomia elétrica de 68 km, um aumento significativo contra os 28 km registrados pelo modelo anterior também sob a aferição no padrão PBEV, do Inmetro. Outro avanço importante foi o aumento da potência de recarga da bateria de 3,3 kWh para 6,6 kWh. A potência dobrou, mas ainda está abaixo da média (que é 7,4 kWh).

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O motor a combustão, um 1.5 aspirado, também passou por mudanças. Ajustes, possivelmente para enquadrá-lo nas normas do Proconve PL8 (que entrará em vigor na virada do ano), reduziram sua potência máxima de 110 cv para 105 cv, mas com os mesmos 13,8 kgfm de torque de antes, conforme a ficha técnica divulgada pela BYD.

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Motor 1.5 aspirado ficou mais fraco (Divulgação/BYD)

O motor elétrico, por outro lado, está mais forte. O antigo com 179 cv e 32,2 kgfm deu lugar a um novo motor com 194 cv e 33,1 kgfm. Ainda assim, a BYD divulga os mesmos 235 cv de antes como pico de potência da entrega dos motores a combustão e elétrico. O tempo de 0 a 100 km/h melhorou de 8,5 para 8,3 segundos.

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Consumo piorou

O motor elétrico mais potente o motor a combustão ajustado, contudo, podem não ter sido suficientes para lidar com os efeitos do peso extra. SUV médio híbrido da BYD está 90 kg mais pesado, chegando aos 1.790 kg. Ao mesmo tempo, o consumo de homologação do Song Plus 2025 junto ao Inmetro aumentou. Confira na tabela abaixo:

BYD Song Plus Modelo 2024 Modelo 2025
Consumo urbano 15,1 km/l 14,9 km/l
Consumo rodoviário 13,2 km/l 12,1 km/l

Além das diferenças técnicas, a linha 2025 do BYD Song Plus também passou a ter tela de 15,6 polegadas giratória para a central multimídia (antes tinha 12,8 “), abertura do carro por um cartão NFC ou pelo smartphone e retrovisor interno eletrocrômico.

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