BYD Yangwang U9 é lançado na China por quase R$ 1,2 milhão
Primeiro supercarro da BYD tem 1.305 cv e é lançado quase R$ 500.000 mais caro do que se esperava
Você pagaria R$ 1.150.000 por um carro chinês? Pois é esse o preço inicial do BYD Yangwang U9, primeiro supercarro da BYD, que foi lançado na China nesta semana com preço bem acima dos R$ 700.000 esperados – é a faixa de preço do seu principal rival, o GAC Aion Hyper SSR, com 1.241 cv.
É muito caro, mas barato para o universo dos supercarros elétricos que tem o Rimac Nevera custando o equivalente a R$ 9,9 milhões. E o ganho de potência e desempenho nem é proporcional.
Yangwang é a submarca de alto luxo da BYD, mas podemos chamar o carro apenas de BYD U9. Ele usa quatro motores acionados por um sistema elétrico de 800V que entregam, juntos, 1.305 cv e 130,5 kgfm.
A fabricante chinesa promete um 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e cumpre o quarto de milha (400 m) em 9,78 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 309 km/h. O Rimac, por sinal, tem 1.914 cv e chega aos 100 km/h em 1,82 s e cumpre o quarto de milha em 8,25 s.
Os números de desempenho ainda são muito surpreendentes, pois por mais que o Yangwang U9 seja todo feito de fibra de carbono, pesa 2.475 kg. Sua complexa suspensão hidráulica DiSus-X, que pode fazer o carro pular, contribui com esse peso, já que a bateria é até menor do que era esperado: tem 80 kWh de capacidade, prometendo autonomia de 465 km. Mas aceita recarga a até 500 kW, pois tem duas tomadas de recarga.
Para um supercarro, o Yangwang U9 é gigante. São 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, ele é mais comprido e tem entre-eixos maior que o de um Jeep Commander, um SUV grande com capacidade para sete passageiros. O Rimac Nevera mede 4,75 m de um para-choque a outro e tem 2,74 m de entre-eixos.
Para contornar melhor as curvas não há esterçamento das rodas traseiras. Então, entram em ação a vetorização de torque independente para cada motor e o controle individual de cada uma das suspensões por meio de um sistema hidráulico com atuação mais rápida que os sistemas pneumáticos mais tradicionais, e com mais amplitude que aquela possível usando amortecedores magnéticos.
A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Além de servir para se exibir com os saltos e danças, o sistema controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo.
Ainda tem elementos de aerodinâmica ativa, como um braço no extrator traseiro que se estende para controlar o fluxo de ar na traseira a seu favor. De acordo com a BYD, há 12 modos de atuação dos kits de aerodinâmica ativa e passiva, que também modifica a atuação da enorme asa traseira de fibra de carbono.