A Caoa anunciou nesta terça-feira (29) o investimento de R$ 3 bilhões para os próximos 5 anos no Brasil. O capital terá diversas aplicações na empresa, incluindo o lançamento de novos produtos e tecnologias de eletrificação, aprimoramento dos modelos atuais, pós-vendas, aumento de produção e a criação de novos empregos.
De acordo com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, 800 novos empregos diretos serão criados na fábrica do grupo em Anápolis (GO). Com isso, a produção de veículos nessa unidade será reforçada, com ênfase para o Tiggo 5X Sport, que terá sua produção aumentada em 150%. SUV mais barato da Caoa Chery, o modelo parte de R$ 119.990.
Haverá investimento em Pesquisa e Desenvolvimento local, com mão-de-obra da região de Goiás, visando novos modelos e tecnologias, além de aprimoramentos dos atuais. “Somos uma empresa nacional e acreditamos no Brasil. Vamos continuar investindo em novos produtos, renovação dos atuais, além da introdução de novas tecnologias de eletrificação”, aponta Carlos Alberto Filho.
Também há previsão para aplicações de marketing e pós-vendas da Caoa, com uma ampliação na rede de concessionários. A intenção é aumentar a cobertura da marca no país.
O anúncio da Caoa, com foco na Caoa Chery, vem em um momento em que o mercado volta suas atenções às chinesas BYD e GWM. Ambas têm feito recorrentes lançamentos de modelos eletrificados, além de anúncios de investimentos, como a fábrica da BYD na Bahia, e de planos robustos na operação, como na GWM.