Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros da Ford poderão “infernizar” a vida de quem atrasar as parcelas

Som perturbador, temperatura máxima no ar-condicionado e limitações de rodagem pressionariam o devedor

Por Fernando Pedroso
2 mar 2023, 17h57
Central multimídia com tela vertical de 15,5” foi lançada no Mustang Mach-E
Central multimídia com tela vertical de 15,5” foi lançada no Mustang Mach-E (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Ford registrou nos Estados Unidos a patente de um sistema que se aproveitaria das novas tecnologias para benefício do bolso da própria fábrica. Ele pressionaria o dono do carro que deixou de pagar algumas parcelas e quitar suas dívidas. E os métodos são bem incomuns.

Utilizando o recurso de geofencing, por exemplo, a marca criou um mecanismo capaz de cercar uma área onde o motorista poderia circular. O carro simplesmente não viraria em uma rua que o levasse para fora desse limite. A Ford diz no pedido de registro que poderia comandar o sistema de áudio para “emitir um som incessante e desagradável toda vez que o proprietário estiver presente no veículo”, por exemplo, ou desabilitar outros recursos importantes, como o controle de temperatura.

Câmeras e sensores seriam usados pelo banco para localizar o veículo caso haja a necessidade de uma reintegração de posse forçada. Em casos extremos, os veículos com condução autônoma até poderiam seguir para o pátio de apreensão mais próximo. Sozinhos.

Mas a Ford não quer ser tão malvada assim e colocou uma ponderação no pedido que é, caso o proprietário passe mal por causa da falta de ar-condicionado ou pela limitação geográfica, a fábrica mandaria uma ambulância para salvá-lo.

Continua após a publicidade

Ações remotas em carros de inadimplentes não são bem uma novidade e podem esbarrar em questões éticas e de segurança. Em janeiro do ano passado, uma empresária teve seu carro alugado bloqueado enquanto estava em movimento por uma locadora, que alegou inadimplência da cliente.

“Consegui com muito custo jogar o carro no acostamento pois o volante estava bem “duro”, assim como o freio. Quando liguei para a assistência 24hrs, eles relataram que não era uma pane, e sim um BLOQUEIO remoto, pois o carro estava em apropriação indébita por inadimplência e portanto não iam prestar socorro”, afirma em seu relato no Linkedin.

A locadora, na ocasião, suspendeu o uso desse tipo de bloqueios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.